A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove o lançamento de quatro livros durante o 52º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, que acontece até 19 de novembro, em Porto Alegre.
As obras abordam sobre técnicas cirúrgicas básicas em otorrinolaringologia, zumbido, doenças otorrinolaringológicas ocupacionais e próteses auditivas, e têm por objetivo atualizar e aprimorar os conhecimentos de estudantes de medicina, médicos residentes, otorrinolaringologistas e profissionais de saúde de qualquer especialidade que tenham conexão com a área da Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
O primeiro dia do evento (17/11) foi marcado por dois lançamentos. O primeiro deles foi “Técnicas Cirúrgicas Básicas em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial”, de autoria de Renato Roithmann, Eduardo Macoto Kosugi, Edwin Tamashiro e colaboradores. Com uma linguagem direta e prática, os capítulos incluem aspectos do pré, trans e pós-operatório, com desenhos e vídeos que vão ajudar a ilustrar e compreender os tempos cirúrgicos.
“A obra é um tratado que mostra o passo a passo dos procedimentos mais realizados pelos otorrinolaringologistas, sendo extremamente importante para estudantes na graduação, otorrinos em treinamento ou já profissionais formados, pois sedimenta mais de 90% dos procedimentos básicos do dia a dia desse especialista”, informa o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann, um dos autores.
O título “Doenças Otorrinolaringológicas Relacionadas ao Trabalho e suas Repercussões Éticas e Jurídicas” foi outro destaque. Organizado pelos especialistas Mara Edwirges Rocha Gandara, Josemar dos Santos Soares, Isabelle Pereira Soares Mariz e Gustavo Polacow Korn, o livro traz uma abordagem abrangente e integrada, reunindo autores experientes de diversos segmentos, como otorrinolaringologistas, médicos do trabalho e peritos médicos, além de fonoaudiólogos, técnicos e engenheiros do trabalho, advogados, juízes e procurador do Ministério Público do Trabalho.
“O otorrino precisa ter conhecimento da relação das doenças otorrinolaringológicas com o trabalho para melhorar suas orientações, com o objetivo de evitar processos judiciais, caso haja agravos”, informou a Dra. Mara Gândara.
Nesta sexta-feira (18/11), ocorreu o lançamento do livro “Zumbido”, de autoria das médicas Jeanne Oiticica, Raquel Mezzalira, Rita de Cássia Cassou Guimarães e Roseli Saraiva Moreira Bittar, integrantes do departamento de Otoneurologia da ABORL-CCF.
Essa é a primeira obra do tipo, segundo uma das autoras. “Um livro desse tema escrito por médicos para médicos é inédito", afirma a Dra. Jeanne.
Na obra, o tema zumbido é tratado com abordagem científica e agrega também a experiência pessoal dos médicos e de autores que são referência na área. “Há informações para auxiliar o médico desde a hora que o paciente chega ao consultório. Do diagnóstico até o tratamento, incluindo também a classificação dos subtipos de zumbido,” afirma a Dra. Roseli Saraiva Moreira Bittar.
A autora Rita de Cássia Cassou Guimarães destaca que o livro vem suprir uma necessidade profissional, pois não há literatura exclusiva sobre o tema. “Além disso, o material também auxilia não só especialistas, mas acadêmicos de graduação e de pós-graduação que precisam de informação científica sobre o assunto”, diz.
No último dia de evento, será lançado o livro “Manual de Próteses Auditivas”, uma obra que destaca indicações e contraindicações para realizar as cirurgias, avaliação clínica e genética dos pacientes, além das eventuais complicações dos procedimentos.
Interessados podem adquirir as obras diretamente pelo portal da ABORL-CCF e pela editora Thieme-Revinter Publicações.