Com sete atletas convocados da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) no elenco, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã no masculino e no feminino do Campeonato Sul-Americano de polo aquático, no sábado (15/10), em Assunção, capital do Paraguai, em duas vitórias diante da Argentina.
Na seleção masculina, estavam os atletas da ABDA Italo Vizacre, Felipe Lacerda e Eduardo Cintra. Na seleção feminina, estavam as atletas da ABDA Letícia Belório, Isabela Mendes, Kemily Leão e Luana Bonetti.
Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o polo aquático brasileiro dominou os Jogos Sul-Americanos de Assunção. A equipe feminina comandada por Frank Diaz, assim como no Campeonato Sul-Americano de 2021, foi campeã invicta. Na final, contra a Argentina, o Brasil se impôs, comandou o placar durante toda a partida e, com importante atuação de Letícia Belório, atleta da ABDA, venceu por 14 a 8 e conquistou o título dos Jogos Sul-Americanos.
A vitória no masculino veio cheia de drama e emoção. A seleção argentina foi a única que venceu o Brasil na primeira fase do campeonato. Na disputa pelo ouro, novo equilíbrio e decisão nos pênaltis, depois de um empate em 10 a 10. Nas cobranças alternadas, o Brasil levou a melhor e conquistou o título da competição, devolvendo a derrota do Campeonato Sul-Americano de 2021, destacou o site da CBDA.
Com as duas conquistas no polo aquático, os esportes aquáticos do Brasil chegam a 40 medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos.