07/06/2022 às 18h53min - Atualizada em 08/06/2022 às 00h00min

Sônia Guajajara relata a John Kerry sobre desaparecimento de indigenista e jornalista na Amazônia

Guajajara e o assessor do governo americano participaram de um evento promovido pela revista Times que reuniu as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/07/sonia-guajajara-comunica-assessor-de-governo-americano-sobre-desaparecimento-de-indigenista-e-jornalista-na-amazonia.ghtml

Guajajara e o assessor do governo americano participaram de um evento promovido pela revista Times que reuniu as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022. Sonia Guajajara - reprodução
Reprodução/GloboNews
A ativista Sonia Guajajara, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, afirmou nesta terça-feira (7) que relatou ao assessor do governo americano John Kerry sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do "The Guardian", no domingo (5).
Guajajara e Kerry participaram de um evento em Nova York, promovido pela revista "Time", que reuniu as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022.
"Acabei de encontrar o enviado especial do Clima do governo Biden aqui no evento da Time e tive a oportunidade de falar sobre o desaparecimento d Dom e Bruno no vale do Javari, pedi a ele um posicionamento sobre essa violência no Brasil com os indígenas e nossos aliados"
A mensagem acompanha um vídeo em que Guajajara aparece com um tradutor ao lado de Kerry.
Também nesta terça, a ativista criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro, e afirmou que há perseguição contra quem denuncia os crimes cometidos na Amazônia.
"Os ataques e a perseguição aos povos indígenas, ativistas e jornalistas que denunciam os crimes cometidos na Amazônia precisam acabar! E pra isso, está na hora de derrotarmos Bolsonaro de uma vez por todas"
Bruno e Phillips foram vistos pela última vez quando chegaram na comunidade São Rafael, em Atalaia do Norte, por volta das 6h de domingo, onde conversaram com a esposa do líder comunitário apelidado de "Churrasco". De lá, eles partiram rumo à sede da cidade, viagem que dura aproximadamente duas horas, mas não chegaram ao destino.
Cronologia: indigenista e jornalista britânico estão desaparecidos desde o dia 5
'Que sejam encontrados brevemente', diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (7) que espera que o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips sejam encontrados "brevemente".
Ele afirmou ainda que viagem que os dois faziam no Amazonas "é uma aventura que não é recomendável."
"O que nós sabemos até o momento? Que no meio do caminho teriam se encontrado com duas pessoas, que já estão detidas pela Polícia Federal, estão sendo investigadas. E, realmente, duas pessoas apenas num barco, numa região daquela, completamente selvagem, é uma aventura que não é recomendável que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser um acidente, pode ser que eles tenham sido executados. Tudo pode acontecer. A gente espera e pede a Deus para que sejam encontrados brevemente. As Forças Armadas estão trabalhando com muito afinco na região", disse o presidente.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/07/sonia-guajajara-comunica-assessor-de-governo-americano-sobre-desaparecimento-de-indigenista-e-jornalista-na-amazonia.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.