Festival In-Edit Brasil acontece em Piracicaba de 02 a 05 de outubro

Evento traz 14 documentários musicais de nomes como Cazuza, Dino Franco, Leci Brandão, entre outros.

ATTI COMUNICAÇÃO
29/09/2025 11h00 - Atualizado há 5 horas
Festival In-Edit Brasil acontece em Piracicaba de 02 a 05 de outubro
in-edit brasil

O IN-EDIT BRASIL – Festival Internacional do Documentário Musical retorna a cidade de Piracicaba em 2025 com uma programação gratuita e cheia de novidades. Entre os dias 2 e 5 de outubro, o público poderá conferir 14 filmes selecionados entre os destaques da edição realizada em São Paulo, em junho deste ano, além de shows, festas, encontros com diretores e debates.

O festival apresenta filmes que retratam personagens  marcantes da música brasileira como Cazuza, Hyldon, Jackson do Pandeiro, Dino Franco, Os Afro-Sambas (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Leci Brandão, além da cena do Hardcore 90, as canções de Antonio dos Santos, o Volta Seca, cangaceiro do bando de Lampião e autor das clássicas “Acorda Maria Bonita” e “Mulher Rendeira” e a banda norte-americana Fugazi - ícone do punk/hardcore dos anos 90, e muito mais.

O festival exibe também Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo, do consagrado diretor Joel Zito Araújo, vencedor da edição de 2025 do In-Edit Brasil, que celebra a herança africana na música popular brasileira por meio de um espetáculo musical vibrante.

A abertura oficial acontece no Sesc Piracicaba, na quinta-feira, 2 de outubro, às 19h, com a exibição do documentário Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flávio Frederico, que resgata a história da soul music e dos bailes black como forma de resistência da cultura negra no Brasil. Após a sessão, o diretor musical do filme, BiD - produtor de álbuns lendários da música brasileira, como Afrociberdelia, de Chico Science & Nação Zumbi - assume as pick-ups em uma DJ Session que embala a festa de abertura no Estaiada Beira Rio, a partir das 21h30.

 

Na sexta-feira, 3 de outubro, das sessões de cinema, o festival recebe o diretor, músico e pesquisador Matuto SA, que participa de uma sessão especial (17h) seguida de palestra (18h15) no Pavilhão de Horticultura da ESALQ-USP e, à noite, se apresenta com seu quarteto em show gratuito no Largo dos Pescadores, às 20h30.

 

No sábado, 4 de outubro, as exibições se dividem entre a ESALQ-USP e o Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, reunindo produções que vão da cena hardcore dos anos 90 à trajetória de ícones da música brasileira, como Cazuza e Jackson do Pandeiro.

 

O encerramento acontece no domingo, 5 de outubro, no Sesc Piracicaba, com a projeção de três documentários de grande destaque na programação paulistana, seguida de uma festa no Beco do Porto, comandada pela DJ Lu Nunes e a banda Rádio Rock.

 

O In-Edit Brasil em Piracicaba é uma realização da In Brasil Cultural, da Associação Kinoforum e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e tem o apoio do Sesc, da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Piracicaba, da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, da USP-ESALQ e Comissão de Cultura e Extensão Universitária, do Estaiada Beira Rio, e do Beco do Porto.

 

A realização do festival em Piracicaba foi viabilizada através de emenda parlamentar impositiva indicada pelo deputado estadual Prof. Carlos Giannazi (PSOL). 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]


FONTE: atti comunicacao
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.