Nova plataforma é um convite ao diálogo e a reflexões sobre saúde mental

Com conteúdos produzidos em diversos formatos, Nossa Mente chega com a proposta de promover conscientização e debate sobre este tema que permeia a sociedade

JESSICA MOTA
22/09/2025 11h38 - Atualizado há 13 horas
Nova plataforma é um convite ao diálogo e a reflexões sobre saúde mental
Crédito: Juliana Santos

A saúde mental é um tema urgente e necessário.  O Brasil, infelizmente, se destaca como um dos países com as maiores taxas de ansiedade e depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Paralelamente, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, que afetam principalmente pessoas a partir de 60 anos, apresentam dados igualmente alarmantes.

Com o objetivo de promover o debate sobre os cuidados com a mente, estimular reflexões e oferecer conteúdos transformadores a públicos variados, nasce a plataforma Nossa Mente – espaço totalmente dedicado à promoção do diálogo sobre saúde mental.

A iniciativa reunirá no site www.nossamente.org diferentes conteúdos, como um documentário inédito que terá sua pré-estreia em setembro, episódios de podcast voltados ao tema, vídeos, material educativo e depoimentos. A proposta é oferecer uma jornada completa de aprendizado, escuta e reflexão, acessível a diferentes públicos.

Documentário “Nossa Mente”

O filme é dirigido pelo cineasta Leonardo Brant, produzido pela Deusdará Filmes com apoio do Fronteiras do Pensamento e patrocinado pelo Aché Laboratórios por meio da Lei Rouanet - Incentivo à Projetos Culturais, em uma realização do Ministério da Cultura - Governo Federal. O documentário apresenta uma discussão profunda e multifacetada, com a participação de psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros profissionais de saúde. 

Os depoimentos são permeados por duas histórias reais: uma mulher que divide sua rotina de cuidados para o equilíbrio e manutenção da saúde mental e um olhar carinhoso para a relação de um casal, em que uma mulher compartilha sua rotina como cuidadora do marido que está em tratamento para a doença de Alzheimer. 

Com uma abordagem educativa, o documentário traz fatores biológicos, sociais e culturais que influenciam na saúde mental, além de sugerir práticas que podem ser adotadas no cotidiano. “O principal objetivo do filme é promover um amplo diálogo sobre o tema da saúde mental, sobretudo na educação. Queremos chegar aos educadores, nas salas de aula e comunidades. E também no almoço em família e na mesa do bar”, acredita Leonardo Brant, cineasta responsável pelo filme. 

Para ele, “a alta prevalência no Brasil de depressão e ansiedade é um problema de todos e deve ser enfrentado com um diálogo acessível, acolhedor e com informações e debates qualificados. Um dos grandes desafios é enfrentar o estigma e a desinformação sobre o tema”.

Segundo o diretor executivo de Prescrição e Cuidados Especiais do Aché Laboratório, Wilson Jr., “Nossa Mente é um convite à conscientização de que cuidar da mente é tão vital quanto cuidar do corpo. É, acima de tudo, um convite para falarmos sobre o tema”. Para ele, é inaceitável que, ainda hoje, a saúde mental ainda seja um tabu. “Milhões de pessoas precisam de ajuda e falar é o primeiro passo para isso. Apoiar este projeto reforça nosso propósito de levar mais vidas à cada vez mais pessoas, um paciente de cada vez”, reforça

Já Dr. Stevin Zung, diretor Médico-Científico do Aché Laboratórios, doutor e mestre pela Faculdade de Medicina da USP e também psiquiatra, afirma que o filme é mais do que um registro audiovisual. “Queremos que o documentário seja um catalisador para debates transformadores e para a conscientização coletiva sobre a importância de falar sobre a saúde mental e meios de enfrentá-la”, diz.

Diversidade de conteúdos para atingir públicos diversos

Outro conteúdo que estará disponível na iniciativa são cinco episódios inéditos do podcast Depois do Corte, da Deusdará Filmes, em uma nova temporada dedicada exclusivamente ao Nossa Mente. O primeiro episódio, disponível no dia 26 de setembro, vai inaugurar a conversa explicando o que é saúde mental, como enfrentar o estigma e traz a participação de especialistas para aprofundamento sobre o tema.

Para ampliar o alcance do projeto, a plataforma também oferecerá materiais educativos que serão distribuídos gratuitamente em escolas para os educadores. A proposta é ajudá-los a entender qual a melhor forma de trazer o debate da saúde mental para a sala de aula e falar sobre o assunto com mais profundidade. Além de um livro, o professor terá acesso ao documentário Nossa Mente, que estará disponível em algumas plataformas de streaming em breve.

A saúde mental em números

Especialistas da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) apontam um crescimento nos casos de Alzheimer, que já afeta mais de 55 milhões de pessoas no mundo. A projeção é que, com o aumento da expectativa de vida, esse número possa chegar a 131,5 milhões até 2050. A incidência de Parkinson também tem crescido, com uma estimativa global de 11,8 milhões de casos. 

Essas doenças neurológicas, que atingem diretamente o bem-estar mental, se somam a um outro cenário preocupante. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aproximadamente 300 milhões de pessoas de diferentes idades sofrem de depressão no mundo. No Brasil, um mapeamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que 5,8% da população têm depressão e 9,3% sofrem com transtornos de ansiedade.

Para acessar mais imagens do filme, clique aqui.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSICA MOTA DO NASCIMENTO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.