Sertões MTB Ibitipoca chega em clima de decisão

Ciclistas encaram a partir desta quinta-feira (4) três dias de prova pelas trilhas do Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG). Show de Wilson Sideral vai animar premiação dos melhores do Sertões MTB Cup 2025

IMPRENSA SERTõES
01/09/2025 15h40 - Atualizado há 18 horas
Sertões MTB Ibitipoca chega em clima de decisão
Sertões/divulgação

Hora de mostrar força nas pernas e habilidade para encarar as trilhas de uma região repleta de belezas. De quinta-feira (4) a sábado (6) próximos, o Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG), recebe pelo quarto ano consecutivo o Sertões MTB Ibitipoca, terceira e decisiva prova do Sertões MTB Cup, campeonato de mountain bike Maratona (XCM). Os ciclistas com bicicletas convencionais e E-Bikes (que contam com assistência de um motor elétrico) vão lutar não apenas pela camisa de líder e a vitória nas respectivas categorias, mas também por pontos importantes para chegar ao título.

Subir e descer serão os verbos mais conjugados pelos atletas ao longo dos três dias de desafio. Na quinta-feira, o Prólogo, com 20 km de extensão e 1.000m de variação altimétrica, abre a disputa. A segunda etapa, com 43 km e 1.700m de ganho de elevação, vai exigir estratégia. Será necessário administrar o esforço e a carga da bateria (no caso das E-Bikes) para um longo trecho final morro acima. O sábado é o único dia com percursos diferenciados: as bicicletas convencionais terão pela frente 47 km (e 1.700m de altimetria), enquanto as elétricas completarão 42 km (1.500m de desnível). Ao longo da prova, não faltarão momentos especiais, como a chegada junto à Big Family, as estátuas gigantes em em ferro reciclado criadas pela artista norte-americana Karen Cusolito e trazidas ao Brasil do festival norte-americano Burning Man.  

Novidades também não faltam para este ano. Uma delas é a criação da categoria Turismo (E-Bikes), reservada para o sábado. Como o próprio nome indica, ela se destina a quem quer pedalar sem a pressão da competição e conhecer em detalhes o cenário exclusivo do Ibiti Projeto – uma reserva privada com área estimada em 6 mil hectares que inclui cachoeiras, lagos, mirantes, grutas e cânion. 

Outra atração será a inédita festa de premiação para encerrar o Sertões MTB Ibitipoca e o Sertões MTB Cup em grande estilo. No sábado à noite, depois que os vencedores da prova e os campeões da temporada subirem ao pódio, será a vez de um show de Wilson Sideral e banda. O cantor, compositor e instrumentista mineiro promete transformar o Ibiti Projeto em uma grande pista de dança a céu aberto com seus sucessos. O público em geral também poderá participar – os ingressos estão disponíveis no https://bit.ly/ingresso_festaencerramento.

Como nas duas primeiras provas do campeonato (Sertões MTB Mantiqueira e Sertões MTB Nova Lima), grandes nomes do Mountain Bike marcam presença em Ibitipoca. Casos de Albert Morgen, Sherman Trezza de Paiva; Hugo Prado Neto, João Paulo Firmino, Lukas Kaufmann, Márcio Ravelli, Miguel Giovannini e Luciano "Kdra" Lancellotti entre os homens; de Isabella Ribeiro e Roberta Kelly Stopa no Feminino.
 

O Sertões MTB Cup
 

A organização do Sertões, o maior rally das Américas, resolveu levar o DNA da poeira também para as bicicletas em 2022, ano da primeira edição do Sertões MTB Ibitipoca. No ano seguinte, uma nova prova se juntou ao calendário, em Pirenópolis (GO) e o surgimento de um campeonato – o Sertões MTB Cup –, em 2024, se tornou consequência lógica. A atual temporada foi aberta com o Sertões MTB Mantiqueira, na Reserva Pinho Bravo, em Campos do Jordão. Em seguida foi a vez do Sertões MTB Nova Lima (MG), percorrendo as trilhas do entorno do CSul Lagoa dos Ingleses. O Sertões MTB Ibitipoca e a Cup têm a realização do Instituto Sertões.
 

 

Aspas

 

Daniel Spolidorio, diretor de prova

 

"Esta será a edição mais desafiadora e completa do Sertões MTB Ibitipoca, com direito a trechos inéditos, como é o caso do segundo dos três dias. As trilhas são maioria no percurso e a altimetria está bem distribuída, mas será necessário ter atenção e estratégia para as subidas. Acredito que os atletas sairão satisfeitos com o que preparamos".


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RODRIGO GINI MADEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »