Darlan Taveira anuncia reajuste salarial para professores de Barreirinha e fortalece a educação municipal
23/01/2025 12h34 - Atualizado há 1 semana
DECOM/PMB
O prefeito Darlan Taveira Peres anunciou, nesta quarta-feira (22/01), a concessão de um reajuste salarial de 6,27%, referente à equiparação ao Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, beneficiando professores e pedagogos, que vão atuar a partir deste ano. Além disso, houve um aumento de 1% na progressão vertical aos profissionais efetivos, que será acrescido de acordo com a validação da Lei Municipal que aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).
Os servidores incluídos na folha de pagamento deste mês de janeiro já poderão receber seus vencimentos com os valores atualizados.
De acordo com o prefeito Darlan Taveira, o reajuste salarial representa o comprometimento da gestão municipal com os professores e pedagogos, que são peças essenciais para o desenvolvimento da educação no município. “Vamos sempre estar dialogando com as classes, instituições, sindicatos e associações, buscando alternativas para as demandas solicitadas e benefícios para cada categoria. Hoje celebramos mais uma conquista para os professores municipais, que desempenham um papel primordial na educação de nossos alunos, e esse reajuste reapresenta esse reconhecimento e a valorização do trabalho de cada um”, enfatiza.
O presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de Barreirinha (Simprobae), Williams Dutra, pontua a importância da conquista e do compromisso da Prefeitura de Barreirinha com a educação. “Muita satisfatória esta reunião com nosso prefeito, que iniciou este ano trazendo boas notícias para nossa categoria. Ficamos muito felizes com essa valorização, que nos incentiva a buscar sempre a melhoria no ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Os profissionais da educação só têm a agradecer”.
Trabalho conjunto
Em 2024, durante a gestão do ex-prefeito Glenio Seixas, foi concedido um aumento de 19,12%, considerado o maior reajuste da história do município. Na época, o gestor também anunciou a aprovação, na Câmara Municipal de Barreirinha, do projeto de lei que reestruturou o Plano de Carreira, Cargo e Remuneração (PCCR) dos Servidores Públicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aprovado por unanimidade pelos vereadores.
“Desde 2018, no segundo ano da minha gestão, reuni-me com o sindicato e montamos um grupo de trabalho para construir o PCCR, que foi aprovado na Casa Legislativa. Mais tarde, esse mesmo plano sofreu alterações para viabilizar o Concurso Público. Com a vigência do Novo FUNDEB, reunimos novamente o grupo de trabalho e conseguimos ajustar o novo PCCR, que, a partir de 2025, terá um papel determinante para os guerreiros da nossa educação, assegurando-lhes o justo direito a progressões por meio da conquista de titulações e da superação de níveis escolares”, destaca o ex-prefeito, Glenio Seixas.