Diferente do ano passado, o feriado e os pontos facultativos do Carnaval 2022 estão mantidos em Manaus. No entanto, pelo segundo ano seguido, a capital não contará com festas de rua, por conta do aumento de casos de Covid-19.
Na segunda-feira (24), a Prefeitura de Manaus divulgou o calendário dos feriados e pontos facultativos municipais para o ano de 2022.
Foi mantido o feriado de Carnaval, em 1º de março, previsto na Lei nº 448, além dos pontos facultativos na segunda-feira (28) e Quarta-Feira de Cinzas (2).
Em 2021, o feriado e os pontos facultativos foram suspensos. Na época, o estado enfrentava a segunda onda da Covid-19, considerada a mais letal desde o início da pandemia.
Atualmente, o Amazonas volta a enfrentar, novamente, um novo surto da doença. Desta vez, no entanto, provocado pela variante ômicron.
Apesar de mais transmissível, a média de mortes é inferior ao patamar registrado no mesmo período do ano passado. Mesmo assim, para manter evitar sobrecarga no sistema de saúde, governo e prefeitura decidiram cancelar as festividades programadas para o Carnaval.
As festas e blocos de rua foram suspensos ainda no início do mês, no dia 7 de janeiro, quando a capital viu os casos de Covid-19 explodirem, em meio ao avanço da variante ômicron.
Segundo a prefeitura, a decisão levou em conta o cenário de pandemia, casos de dupla infecção de Covid e influenza na cidade.
Infectologistas afirmam que não há como restringir a aproximação e contato físico, especialmente em festas com grande aglomerações, o que facilita a propagação do vírus.
A realização dos eventos de Carnaval entraram no radar das autoridades ainda no final do ano passado.
No início de dezembro, a tradicional Banda do Boulevard foi uma das primeiras agremiações a optar pelo cancelamento do bloco na rua no Carnaval em 2022.
Segundo nota divulgada nas redes sociais, organizadores cancelaram o evento preocupados com o surgimento de novas variantes de Covid-19 e com a taxa de vacinação contra a doença no Amazonas.
No dia 14 de janeiro, o governo estadual decidiu suspender o desfile das escolas de samba no Centro de Convenções (Sambódromo), pelo segundo ano consecutivo, também por conta da pandemia.
No entanto, na quinta-feira (31), o governador Wilson Lima, afirmou que está avaliando um pedido feito pela Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus para que os desfiles das escolas de samba sejam adiadas para o dia 23 de abril.
Por enquanto, o governo planeja realizar uma live para minimizar os prejuízos dos profissionais que reforçam sua renda com o Carnaval. Em contrapartida, as quadras de oito escolas de samba do Grupo Especial da capital se tornarão ponto de vacinação, no próximo sábado (5).