Garantido pede fim de garimpos na Amazônia e Caprichoso exalta luta indígena e quilombola na 2ª noite do Festival de Parintins
Boi da Baixa do São José abriu a festa e o touro negro da Francesa fechou.
AMAZONAS
02/07/2023 14h59 - Atualizado em 03/07/2023 às 00h02
Boi da Baixa do São José abriu a festa e o touro negro da Francesa fechou. Garantido pede fim de garimpos na Amazônia e Caprichoso exalta luta indígena e quilombola na 2ª noite do Festival de Parintins
Secom
Caprichoso e Garantido continuaram, na noite desse sábado (1), o duelo pelo título de campeão do Festival Folclórico de Parintins. O boi da Baixa do São José abriu a festa e o Touro Negro da Francesa fechou.
Com uma noite pulsante e diversidade de cores, a galera do Garantido vibrou ao som de clássicos do Boi do Povão e, também, da toada que leva no nome o tema do bumbá neste ano. O apelo da agremiação foi pelo fim dos garimpos ilegais na Amazônia.
O boi Garantido abriu a segunda noite do Festival Folclórico de Parintins, em 2023
Reprodução
Outra bandeira levantada pelo Garantido na segunda noite do festival foi a diversidade. No decorrer da apresentação, a cantora Márcia Siqueira versou junto com o Amo do Boi, João Paulo Faria, um momento de muita emoção para a galera vermelha e branca.
O apresentador de toadas Israel Paulain (esquerda), o amo do boi João Paulo Faria (centro) segurando a mão da cantora Márcia Siqueira (direita)
Secom
No momento da evolução da Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, um balé de homens e mulheres com saias acompanhava a filha do Dono da Fazenda, colocando em prática o discurso sobre diversidade proposto pelo bumbá.
A Sinhazinha da Fazenda do boi Garantido, Valentina Coimbra durante o momento da evolução
Secom
Caprichoso
O boi Caprichoso encerrou a segunda noite do Festival de Parintins já na madrugada deste domingo (2). Na arena, o Touro Negro apresentou o espetáculo “Resistência: a força da nossa existência” que integra o tema deste ano “O Brado do Povo Guerreiro”.
O boi Caprichoso encerrou a segunda noite do Festival Folclórico em Parintins
Secom
A segunda noite teve mais quatro alegorias e módulos aéreos que trouxeram itens como cunhã-poranga e o boi-bumbá. Como Lenda Amazônica, o Caprichoso apresentou O “Veleiro Cabano do Uaicurapá”, onde os artistas exaltam a resistência das mulheres amazônidas pelas lutas contemporâneas do povo cabano.
O boi Caprichoso apresentou O “Veleiro Cabano do Uaicurapá”, onde os artistas exaltam a resistência das mulheres amazônidas pelas lutas contemporâneas do povo cabano.
Secom
A Figura Típica Regional, reverenciou os Quilombolas da Amazônia. O público também se emocionou com o Ritual Indígena com a Iniciação Masculina Munduruku Marupiara, que marca a entrada dos futuros guerreiros.
A iniciação masculina Munduruku Marupiara, que marca a entrada dos futuros guerreiros, foi apresentada na arena
Secom
Neste domingo tem a terceira noite do Festival de Parintins. O boi Garantido abre as apresentações e o boi Caprichoso encerra a festa.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/02/garantido-pede-fim-de-garimpos-na-amazonia-e-caprichoso-exalta-luta-indigena-e-quilombola-na-2a-noite-do-festival-de-parintins.ghtml
FONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/02/garantido-pede-fim-de-garimpos-na-amazonia-e-caprichoso-exalta-luta-indigena-e-quilombola-na-2a-noite-do-festival-de-parintins.ghtml