Celebrado em um grande festejo que durou 13 dias, Santo Antônio reuniu milhares de fiéis em Borba, no interior do Amazonas. Histórias de vida movidas pela fé e devoção ao padroeiro da cidade foram relatadas à equipe da Rede Amazônica, que acompanhou uma das mais populares festa religiosa do estado. Veja depoimentos abaixo.
Ganho de causa na Justiça
Amazonense relata história de fé e fala sobre devoção a Santo Antônio Maria Áurea falou sobre a primeira graça alcançada. "Eu tinha uma ação com a empresa em que eu trabalhava e eu ganhei. Aí tinha um pouquinho para dar, assim em fitinha. Aí também graças a saúde, tem vários casos dos meus irmãos e agora estou em promessa pela minha neta para ela passar no vestibular", disse.
Curas e tratamentos de enfermidades
A dona de casa Silvana Bentes de Sousa, de 31 anos, e a mãe Maria Bentes de Sousa, 69, seguiram em procissão cumprindo promessas. "Eu sofro de epilepsia e todos os anos eu pago a minha promessa. Isso apareceu quando eu tinha 17 anos. E todos os anos eu pago a minha promessa com ele", disse Silvana. "Eu tinha pedras nos rins e graças a Deus eu botei. Aí eu pago a minha promessa assim. Com a ajuda de Deus, ele é muito poderoso", contou Maria. Dona Auxiliadora contou da cura do aneurisma cerebral. "Eu fiz promessa para Santo Antônio, se ele me fizesse de saúde, eu sempre estaria por aqui. E hoje eu dou Glória Deus de estar aqui participando com todos e enfeitando aqui e lá no Acará.
Edméa Saraiva foi sobre o milagre da cura de um câncer e sobre a vida do esposo, que sobreviveu a um acidente aéreo. "Estava no terceiro grau e ele poderia estourar dentro de três meses. Aí tirei 30 cm do meu intestino e no outro dia, ele disse 'a senhora está curada, não tem nada'. Eu tenho certeza que foi ele [Santo Antônio]. O Alcir caiu no avião aqui, só faltou explodir, mas graças a Deus apagou e só ele ficou no avião. E ele foi salvo e agora ele está contando história. Santo Antônio é meu protetor, da nossa família toda. Ele põe a mão dele, com Deus.
Abençoada durante os festejos, Gelsilane de Assis aproveitou para agredecer pelas graças alcançadas. "Ele me ajudou e tem me ajudado bastante, me dar força para continuar porque perdi meus pais e eu ainda sinto muito. Esse ano eu binguei, tive o privilégio, a benção dele. De Deus, em primeiro lugar, e de Santo Antônio", disse.
Casamento
O casal Maely Fernandes e Maurilio de Almeida Soares aproveitou para celebrar o matrimonio durante os festejos. "Santo Antônio não falha. Ele não brinca da hora dele não", disse Maely.