Em seus mais de 10 anos de existência, a Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) já se firmou como uma potência nas categorias de base das modalidades esportivas em que atua: polo aquático, natação, natação paralímpica e atletismo. A equipe adulta, formada por atletas ainda muito jovens, sempre disputa as competições com raça e muita garra, em busca de bons resultados.
Na última sexta-feira (21/1), com objetivo de elevar o nível dos treinamentos, dar amparo à prática desportiva e servir de estímulo para os novos atletas e crianças, a ABDA lançou uma ação para valorizar os jovens atletas que se destacam na equipe adulta.
Em evento fechado para os atletas e técnicos, foram entregues materiais esportivos diferenciados a 43 atletas das modalidades polo aquático, natação e natação paralímpica, além da assinatura de um contrato de ajuda de custo mensal com vigência de um ano. Para fazer jus ao recebimento da ajuda, o atleta deverá cumprir, rigorosamente, as normas internas e horários dos treinamentos e competições, de acordo com critérios fixados em contrato.
+ Veja mais: FOTOS do evento na GALERIA.
+ Leia mais: ABDA recebe Prêmio Clube Formador de Atletas e está entre TOP 100
Para ajudar no seu treinamento diário, cada atleta recebeu um kit composto por itens como mochila, rolo de soltura, elástico para treinamento, tênis, chinelo, uniforme diferenciado e garrafinha personalizada.
Cada modalidade fixou seus critérios para que o atleta pudesse ser contemplado, tais como índices e conquistas específicas. Neste primeiro momento, foram contemplados 19 atletas de polo aquático feminino, 15 de polo aquático masculino, 7 de natação masculino e feminino e 2 da natação paraolímpica. O atletismo ainda passa por fase de estudos e poderá entrar na ação em outra oportunidade.
Os atletas da base participaram do evento para compreenderem a importância do comprometimento, do empenho nos treinos e como as conquistas no esporte podem proporcionar mudanças em suas vidas. "Nossa A ideia principal é que a ação sirva de estímulo para os atletas mais novos", explicou Vinicius Marques, coordenador geral da ABDA.