A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, capacitou 79 gestores públicos de 41 municípios do estado de São Paulo em gestão integrada de resíduos. A capacitação, que ocorreu nos dias 25 e 26 de abril, tinha como objetivo fomentar a implementação de políticas públicas, o aumento da eficiência para aprimoramento da infraestrutura recicladora, os índices de reciclagem, o engajamento dos gestores públicos e a conscientização ambiental da população para reciclagem no Estado de São Paulo.
A região da Baixada Santista foi a que mais capacitou gestores: foram Cinco de São Vicente, quatro de Praia Grande, três do Guarujá e de Cubatão, dois de Peruíbe e um de Mongaguá. A cidade que mais formou gestores foi a capital, também com 18.
Ministraram as aulas o Diretor-Presidente de Cleantechs da ABStartups e secretário-executivo da Recicla Latas, Renato Paquet e José Valverde - Mestre em Direito Ambiental; Sidnei Aranha do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos; Mauro Haddad da SP Regula e Renata Vilarinho - Diretora de Parcerias Estratégicas da startup Polen.
De acordo com Paquet, as capacitações realizadas com gestores municipais têm papel fundamental para a revolução na pauta de ESG dentro do setor público e seu aprimoramento.
“Para termos mudanças em larga escala na gestão pública, no que diz respeito a pauta de ESG, logística reversa e gestão de resíduos sólidos, precisamos aprimorar o conhecimento técnico do meio público e mostrar a esses gestores a importância da aplicação dos planos municipais de gestão integrada de resíduos. Fazendo esse trabalho, olhando para cada município do nosso Brasil, nossa missão estará cumprida e os conceitos de economia circular serão espalhados mais facilmente", destaca Paquet.
Essa foi a primeira capacitação da Recicla Latas em 2023. No ano passado, a entidade gestora realizou a capacitação de mais de 500 gestores públicos em quatro estados brasileiros - Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A capacitação foi realizada em parceria com a SP Regula, o Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, a Frente Nacional de Prefeitos, e a startup Polen.