Em publicação divulgada nas redes sociais, o influenciador digital Agenor Tupinambá informou, na noite dessa quinta-feira (20), que a capivara Filó não será mais entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama). A informação não foi confirmada pelo órgão.
Agenor ficou conhecido nacionalmente por mostrar seu dia a dia com o animal silvestre, através das redes sociais, no município de Autazes, no interior do Amazonas.
Contudo, na última quarta-feira (19), o influenciador foi notificado a entregar a capivara para o Ibama e pagar mais de R$ 17 mil em multas ao órgão ambiental, que alegou “prática de maus-tratos contra animal silvestre” envolvendo um outro animal que estava sob a posse de Agenor.
Já a possível “vitória” no caso foi divulgada nas redes sociais, em publicação conjunta com Agenor, pelo deputado federal de São Paulo, Felipe Becari, que apoiou a causa.
No restante da publicação, o deputado federal seguiu dando orientações sobre o cuidado que se deve ter ao tratar animais silvestre e destacou que “animal silvester não é pet”.
No caso de Agenor, no entanto, ele destaca que “o animal vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em liberdade”.
Tanto o deputado como Agenor agradeceram o apoio de outros parlamentares que abraçaram a causa, como a deputada estadual Joana Darc (UB-AM), e o deputado federal do Ceará, Célio Studart.