28/01/2023 às 15h11min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h00min
Manaus registrou 211 incêndios em residências e ambientes públicos em 2022; veja como identificar rotas de fuga
Apenas em janeiro de 2023, Manaus teve dois casos de grande repercussão de incêndios em estabelecimentos.
AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/01/28/manaus-registrou-211-incendios-em-residencias-e-ambientes-publicos-em-2022-veja-como-identificar-rotas-de-fuga.ghtml
Apenas em janeiro de 2023, Manaus teve dois casos de grande repercussão de incêndios em estabelecimentos. Incêndio em 2022, em Manaus.
Reprodução
Manaus registrou 211 ocorrências de incêndios em residências e estabelecimentos comerciais em 2022, de acordo com Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Os casos acenderam um alerta para a regularização das rotas de fugas em ambientes públicos. Veja como identificar.
Apenas em janeiro de 2023, Manaus teve dois casos de grande repercussão de incêndios em estabelecimentos: a explosão no clube de tiros na Ponta Negra, que matou cinco pessoas, e o incêndio no Shopping Cidade Leste, que não teve registro de feridos, mas deixou o local interditado por cinco dias.
Incêndio foi registrado em shopping da Zona Leste de Manaus.
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Em janeiro de 2013, o incêndio na Boate Kiss, que deixou 242 mortos e 636 ferido, mudou a legislação das normas de prevenção a incêndios em estabelecimentos de todo o país. Um dos alertas que o caso trouxe foi a identificação das rotas de fuga em ambientes fechados.
Para o engenheiro civil Thiago Maron, Master em Patologias Avançadas e Perito, em locais fechados, como lojas, shoppings e casas de festa, a maior dificuldade é retirar todas as pessoas em segurança, de forma ágil, do local.
"Se tratando de lojas, shoppings, boates, cinemas e afins, os riscos são bem mais elevados e complexos por conta da quantidade de pessoas envolvidas e o tempo necessário para evacuar todas em segurança", disse o engenheiro.
O engenheiro aponta que a principal responsabilidade é do estabelecimento, que precisa ter materiais e equipamentos de combate a incêndio espalhados pelo local e torná-los, de fácil acesso para o público.
"É importante consultar os procedimentos de avaliação e vistoria da obra, respeitar as limitações, utilizar corretamente os materiais e equipamentos de combate a incêndio e, principalmente, tornar visíveis e de fácil acesso as rotas de fuga de qualquer estabelecimento”, apontou Thiago.
Placas indicam rota de fuga em caso de ocorrências.
Reprodução/TV Globo
Para identificação das rotas de fuga, é necessário verificar dispositivos iluminados , colados nas paredes, marcando as saídas e seus caminhos. As placas devem estar espalhadas por todo o local.
Essas placas precisam mostrar o caminho para a rota de evacuação.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/01/28/manaus-registrou-211-incendios-em-residencias-e-ambientes-publicos-em-2022-veja-como-identificar-rotas-de-fuga.ghtml