01/01/2023 às 16h12min - Atualizada em 02/01/2023 às 00h00min
Amazonas não terá nenhum ministério no governo Lula
Essa é a primeira vez que o estado fica sem um ministério desde o governo de Fernando Collor.
AMAZONAS
O Amazonas não emplacou nenhum nome no primeiro escalão do governo do presidente Lula, que iniciou neste domingo (1º). Essa é a primeira vez que o estado fica sem um ministério desde o governo de Fernando Collor.
Ao todo, Lula contará com 37 ministérios. Veja quem são os nomes.
Durante os trabalhos da equipe de transição do novo governo, foi ventilado o nome do senador reeleito pelo Amazonas, Omar Aziz, do PSD, para um dos ministérios.
No entanto, o político amazonense teria declinado do convite, alegando que o novo governo precisaria de uma base forte no Congresso Federal, onde também poderia defender com mais afinco os interesses da Zona Franca de Manaus.
Vale lembrar que o Amazonas teve quase 20 representantes na equipe de transição, entre eles, o próprio senador reeleito, além dos deputados federais Marcelo Ramos (PSD), José Ricardo (PT) e Sidney Leite (PSD). No entanto, nenhum outro nome prosperou nas negociações.
Titular da Suframa
Apesar da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) não fazer parte do primeiro escalão do governo, há uma expectativa entre os setores da indústria e comércio, e da política amazonense, sobre quem será o titular da autarquia.
O nome do deputado José Ricardo (PT), que também é economista, desponta entre um dos possíveis cotados para assumir o órgão.
No entanto, o presidente Lula ainda não indicou o nome de quem deve governar a autarquia no seu mandato. Também não foi definido se o órgão vai ficar sob o comando do Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, ou da Indústria e Comércio, que terá o vice-presidente Geraldo Alckimnn como titular.
No governo Bolsonaro, a Suframa estava na pasta da Economia e foi governada pelo general Algacir Polsin, que deixou o cargo no dia 28 de dezembro.