06/12/2022 às 19h17min - Atualizada em 08/12/2022 às 00h04min
Conheça o Coletivo Afridentidade
Sobretudo no que se refere as razões culturais que ligam o Reino Unido ao Brasil, é de sublinhar as afinidades linguísticas que, fruto da referida colonização, permitiam aos mesmos uma melhor integração nesse país de acolhimento.
A AFRIDENTIDADE é um coletivo que, dentre outras ações, elabora projetos audiovisuais que têm, como propósito dar ênfase a várias temáticas dentro da comunidade africana.
Tem vindo a desenvolver conteúdos do interesse da Diáspora Africana e criando um espaço aberto para diálogos, sobre o continente Africano e os seus descendentes, abrangendo várias gerações, nas diferentes plataformas sociais (YouTube, Instagram, Facebook & Twitter).
AFRIDENTIDADE possuí uma vasta experiência em Marketing Digital, Produção de Eventos e integração comunitária, está sediada em Londres e também já tem conexões em Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Brasil, França e Portugal.
É uma organização independente composta por cidadãos africanos e amigos de África e cujo objectivo é contribuir ativamente no processo de conscientização da sua diáspora com vista a criação de sinergias para impulsionar um desenvolvimento sustentável no continente africano.
Para a prossecução desse objetivo, a Afridentidade pretende então, organizar viagens solidárias e turístico-culturais de Inglaterra para o Brasil, mais precisamente para Bahia.
A diáspora Africana encontra-se sobretudo nos países europeus e nos Estados Unidos, por estes serem países dotados de grandes recursos económicos e sociais que atraem os africanos em busca de melhores condições de vida. Relativamente aos países europeus, o Reino Unido surge à cabeça como um dos que alberga maior número de comunidades africanas na Europa.
Fato que se explica não só por razões históricas, mas também culturais. Com o fim da segunda Guerra Mundial em 1945, seguiu-se depois um irreversível processo de libertação dos países africanos, iniciando-se em 1957 com o Ghana. Tendo em conta que grande parte dos países africanos recém-independentes, careciam ainda de condições para administrarem os seus países e como consequência, começou-se a verificar o fenômeno da emigração para a Europa.
Sobretudo no que se refere as razões culturais que ligam o Reino Unido ao Brasil, é de sublinhar as afinidades linguísticas que, fruto da referida colonização, permitiam aos mesmos uma melhor integração nesse país de acolhimento.
O turismo é a indústria líder mundial e representa para muitos países em desenvolvimento um verdadeiro ganho inesperado para a economia nacional. Na verdade, vemos que a redistribuição da riqueza proveniente do setor do turismo está longe de ser compartilhada por toda a população nos países turísticos em desenvolvimento. Tendo em conta que as potencialidades existentes em Bahia pretendemos:
Incentivar o turismo para a Bahia dos jovens africanos e através do turismo descobrir ou redescobriu a cultura africana que esta bem enraizada no Brasil.
Apoiar o desenvolvimento local (valorização dos Serviços de ecossistema – produtos artesanais transformados);
Turismo solidário Intercâmbio de experiência;
Salvaguardar os patrimônios (naturais e culturais) dos afro-brasileiros.
Neste âmbito a direção da AFRIDENTIDADE vem manifestar a sua vontade de reforçar e contribuir para a promoção e desenvolvimento de um Turismo de descoberta sobre as trajetórias dos afrodescendentes.
Com estes projetos-viagem, pretendemos contribuir para o aumento do turismo local, mas de uma forma responsável e sustentada, isto e, levar em conta os hábitos, costumes, tradições e respeito pelo meio ambiente local.
O turismo responsável é, na nossa perspectiva, os intercâmbios culturais e sociais que se pretendem estabelecer, ou seja, permitir as populações locais (anfitriões), conhecerem as realidades e contextos dos africanos nascidos e/ou criados na diáspora (viajantes) e, ao mesmo tempo, os viajantes poderão também conhecer de forma direta.