Nesta sexta-feira (28), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou de uma agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Hanói, no Vietnã. Em 2024, Brasil e Vietnã celebraram 35 anos de relações diplomáticas, e a parceria entre os países foi elevada ao status de Parceria Estratégica em novembro do mesmo ano, durante um encontro entre Lula e o primeiro-ministro vietnamita à margem da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
A visita ao Vietnã teve como objetivo fortalecer a nova Parceria Estratégica, ampliar investimentos, fomentar a cooperação econômica e avançar em tecnologia e comunicação. Como parte desse compromisso, os dois países firmaram o Plano de Ação para a Implementação da Parceria Estratégica. O documento foi oficializado após o encontro entre o presidente Lula e o presidente Luong Cuong.
"Meu governo tem interesse em reconhecer o Vietnã como economia de mercado. Essas e outras medidas vão nos permitir ampliar os fluxos de comércio e de investimento entre nossos países", frisou Lula.
Na capital vietnamita, o ministro Juscelino Filho destacou a importância da parceria. "Seguimos trabalhando para impulsionar o comércio entre os países e fechar acordos que garantirão mais desenvolvimento para o Brasil", afirmou.
Acompanhando a comitiva presidencial, o ministro participou de uma reunião com o presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Trần Thanh Mẫn, do encerramento do seminário empresarial Brasil-Vietnã e visitou o Mausoléu de Ho Chi Minh, um dos pontos mais simbólicos do país.