23/11/2022 às 17h25min - Atualizada em 24/11/2022 às 00h00min

Valorização: Parque das Nações Indígenas recebe estrutura de água e comemora melhoria da qualidade de vida

Concessionária destaca como vem promovendo saúde e dignidade em regiões indígenas urbanas da capital

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/especial-publicitario/aguas-de-manaus/aguas-de-manaus/noticia/2022/11/23/valorizacao-parque-das-nacoes-indigenas-recebe-estrutura-de-agua-e-comemora-melhoria-da-qualidade-de-vida.ghtml

Concessionária destaca como vem promovendo saúde e dignidade em regiões indígenas urbanas da capital Nações Indígenas
Arquivo
Há onze anos, algumas etnias indígenas iniciaram uma ocupação na região Oeste da cidade. O local, batizado como “Parque das Nações Indígenas” abriga hoje, cerca de 13 etnias, com mais de 2,2 mil moradores e passou recentemente por regularização fundiária. Devido a isto, a área recebeu uma infraestrutura de saneamento e, pela primeira vez, teve acesso à água potável.
Ao todo, cerca de 2,2 mil pessoas já são beneficiadas com água tratada, que já chega às torneiras por meio dos mais de 8 mil metros de tubulações que foram instalados no local. Para o cacique Daniel Miriâ Buuhsanu Piratapuyo, a chegada da água é um motivo de muita felicidade entre os parentes indígenas, já que sempre foi um momento muito aguardado.
“Pela primeira vez fomos vistos. Viemos para Manaus em busca de melhorias e a chegada da água nas nossas torneiras está mudando a nossa vida. Antes até para cozinhar tínhamos que carregar cacimba”, destacou o cacique da etnia Pira-tapuya, que foi um dos primeiros a chegar ao local, junto com a família.
Nações indígenas
Arquivo
Além dele, outros indígenas de etnias como Baré, Miranha, Cocama, Mura, Munduruku, Pira-tapuya, Kambeba, Sateré-Mawé, Ticuna, Tukano, Catauaxi, indígenas venezuelanos, dentre outros também vivem na região. Todos fazem parte do programa “Tarifa Manauara”, que concede desconto de 50% no valor da fatura da água.
Valorização
Levar saneamento para comunidades vulneráveis e áreas indígenas é uma das marcas da concessionária em Manaus. Desde que começou a atuar na cidade, a Águas de Manaus já beneficiou mais de 2,6 mil indígenas que vivem na zona urbana da capital. O primeiro projeto relacionado aos indígenas foi realizado em 2020 e levou água potável para famílias da etnia Sateré-Mawé que viviam há mais de cinco décadas em uma área no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste da cidade. Já em 2021, aproximadamente 2,6 mil moradores de mais oito etnias que moram no Parque das Tribos, na zona Oeste da capital foram beneficiados pela concessionária e passaram a ter água tratada 24h por dia, sem interrupções. Todos também foram incluídos na tarifa social da empresa.
Levar saneamento para comunidades vulneráveis e áreas indígenas é uma das marcas da concessionária em Manaus.
Arquivo
Uso consciente
Atualmente, no Brasil existem cerca de 896 mil indígenas espalhados por todo território nacional e mais da metade vive fora das terras indígenas. Destes, aproximadamente 183,5 mil estão no Amazonas. De acordo com dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2010, na época havia cerca de quatro mil indígenas na capital amazonense.
“Nosso objetivo, em relação aos povos indígenas que vivem na zona urbana de Manaus, é garantir que todos tenham acesso à água potável e que a utilizem de forma consciente. Por isso, também promovemos uma série de orientações voltadas para o consumo responsável”, ressaltou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/especial-publicitario/aguas-de-manaus/aguas-de-manaus/noticia/2022/11/23/valorizacao-parque-das-nacoes-indigenas-recebe-estrutura-de-agua-e-comemora-melhoria-da-qualidade-de-vida.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.