Depois do pedido, o príncipe precisou ser rápido para garantir que a notícia não vazasse. Isso porque, como membro sênior da família real e segundo na linha de sucessão ao trono britânico, ele tinha a obrigação de pedir o consentimento da rainha para se casar.
De acordo com a escritora e especialista em família real, Katie Nicholl, a monarca tomava café da manhã com o marido, o falecido príncipe Philip, quando foi surpreendida com um telefonema do neto com a notícia de que estava noivo.
Após contar a rainha, William pôde dividir a notícia com o príncipe Charles, os pais de Kate e o príncipe Harry. Segundo Katie, Harry deu a resposta mais animada da família, com uma série de palavrões seguidos por um “demorou muito” descontraído.
A equipe do castelo precisou ser ágil para fazer o anúncio oficial do noivado na mesma manhã porque William estava preocupado com o vazamento da notícia. A emblemática cena em que Kate aparece em um vestido azul, com o anel de noivado herdado de Lady Di, foi organizada em apenas duas horas.
“A rainha não tinha ideia de que haveria um anúncio naquela manhã. Foi um pouco apressado, porque William estava aparentemente preocupado com o vazamento”, disse Katie Nicholl.
Ela conta ainda que William gostava de enganar a mídia e tinha receio de que seu noivado se tornasse um furo de reportagem de algum jornal, assim como ocorreu com o noivado de seu pai, o príncipe Charles, com Camilla.”
William e Kate se casaram meses depois, em abril de 2011, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia se tornou um dos eventos da família real britânica mais aguardados da história, com transmissão para mais de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.