21/10/2022 às 12h32min - Atualizada em 22/10/2022 às 00h08min

Projetos voltados à saúde mental de crianças são premiados pela Fundação Abrinq

Iniciativas em João Pessoa (PB), Maringá (PR) e Beberibe (CE) levaram o Prêmio Criança 2022

SALA DA NOTÍCIA Fundação Abrinq
www.premiocrianca.org.br
Divulgação
A Fundação Abrinq anunciou os vencedores do Prêmio Criança 2022. Nesta edição, puderam participar apenas organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos voltados à saúde mental de crianças e adolescentes e realizados há pelo menos 12 meses.

 

A iniciativa vencedora foi Um Olhar Integral sobre a Saúde Mental, de autoria da Casa Pequeno Davi, organização situada em João Pessoa - PB, que atende 322 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, que sofrem com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista, nanismo ou transtorno do desenvolvimento das habilidades escolares.

O atendimento acontece por meio do oferecimento de espaços de acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento psicoterápico, bem como pelo desenvolvimento de oficinas de música, teatro, dança, letramento digital, letramento social, mediação de leitura, web rádio, técnicas audiovisuais e dinâmicas de autocuidado.

"Recebemos muitos projetos inspiradores e relevantes para a promoção da saúde mental das crianças e dos adolescentes, foi uma decisão difícil, mas contamos com o apoio de um comitê externo, composto por profissionais da área, que tornou a escolha mais qualificada e justa. Esperamos que os projetos vencedores sejam reconhecidos por todos pelo excelente trabalho que realizam. Esta é a proposta da premiação: reconhecer e dar visibilidade a iniciativas bem-sucedidas”, comenta Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Em segundo lugar ficou o Fazendo a Diferença, iniciativa do Sistema de Apoio à Saúde São Rafael, da cidade de Maringá - PR. São 60 vítimas de violência sexual atendidas, na faixa etária de 1 a 18 anos, que apresentam sintomas como ansiedade, depressão, autolesão ou ideação suicida.

O projeto oferece atendimento psicoterápico individual às crianças e aos adolescentes encaminhados pela rede de proteção do município de Maringá e região, além de atendimento social às respectivas famílias. Para isto, a organização conta com quatro psicólogas contratadas que cuidam de 15 pacientes cada uma.

Instituto de Arte e Educação Circo Multicor, de Beberibe - CE, é responsável pelo projeto que conquistou o terceiro lugar: Circo Multicor - Promovendo a saúde emocional de crianças e adolescentes no realinhamento da saúde mental e física, em tempos de COVID-19. O atendimento é direcionado a 94 crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, que apresentam transtornos de ansiedade, depressão, autolesão ou ideação suicida.

O projeto oferece atendimento psicossocial aos atendidos, além de realizar atividades multiculturais e artísticas, como teatro, música e capoeira, que promovem a valorização dos talentos, das inteligências e capacidades individuais. Também promove atividades de cuidado com a saúde emocional e a articulação com a rede socioassistencial e de Saúde para acompanhamento das famílias dos atendidos.



Para mais detalhes sobre todas as etapas do Prêmio Criança 2022, acesse o site www.premiocrianca.org.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.