Turma do Bem precisa de dentistas voluntários para atendimento no Rio de Janeiro

Última triagem da Turma do Bem selecionou 100 jovens de baixa renda que irão receber atendimento a partir da segunda quinzena de outubro

SALA DA NOTÍCIA Nice Castro
19/10/2022 14h56 - Atualizado em 20/10/2022 às 00h03
Há 20 anos, o Dentista do Bem, programa da OSCIP Turma do Bem, proporciona atendimento odontológico gratuito para jovens entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais. Até hoje, mais de 81 mil jovens já foram atendidos por esses dentistas que atuam de forma voluntária levando saúde bucal a jovens de todo o Brasil, além de 12 países da América Latina e Portugal.

A próxima ação, no Rio de Janeiro, ocorrerá a partir da segunda metade do mês de outubro e, para esta atividade, a Turma do Bem está buscando novos dentistas voluntários. “Precisamos de um time maior no Rio de Janeiro desses profissionais de saúde que são verdadeiros heróis e atuam de maneira muito mais ampla do que se imagina. O dentista salva vidas quando trata uma infecção séria na boca do paciente, por exemplo. Ou quando a pessoa volta a comer, a trabalhar, a beijar – ele está salvando uma outra forma de viver”, diz o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.

“Este ano, a expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para atendimento em todo o Brasil. Nesta ação no município do Rio de Janeiro, foram selecionados 100 jovens após a triagem, mas precisamos de mais dentistas voluntários para atender essa demanda”, diz a dentista Dra. Waleska Marin Bessa, do Rio de janeiro. “O objetivo da ação é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar a eles qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal”, afirma ela.

O tratamento tem caráter curativo, preventivo e educativo. “Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, tende a ser um adulto menos feliz.  Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens façam parte mais ativamente da sociedade”, diz Bibancos.

O dentista que tiver interesse em participar deve entrar no site e se cadastrar: sejavoluntario.tdb.org.br

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 20 anos, impactou quase 81 mil jovens e 1100 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.
 
Notícias Relacionadas »