10/10/2022 às 10h33min - Atualizada em 10/10/2022 às 16h53min

Dicionário ou Marketing Pessoal?

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
Internet

O mundo do marketing está diferente, com o crescimento da internet e o surgimento quase que diário de tecnologias ficar atualizado é uma missão desafiadora, por isso reunimos as melhores definições dos termos de marketing para criar o Dicionário do Marketing Digital que apresentará alguns termos, técnicas e ferramentas de marketing para você se atualizar com o que existe de inovador no marketing digital, as definições são resumidas mas se você desejar mais informações a respeito encontrará através de buscas na internet ou  então com os especialistas da Megalu que terão disponibilidade para uma call esclarecedora.

AIDA

A sigla representa as etapas do processo de relacionamento com o consumidor utilizado no marketing (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) e se baseia no comportamento humano. Essa técnica pode ser usada desde os títulos de conteúdos até em vídeos, passando por todos os tipos de contatos com o público.

Alcance (impressões)

Define-se como alcance em Marketing de Conteúdo, o número de usuários que visualizaram uma publicação online. Em relação ao Facebook, por exemplo, a quantidade tem variação de acordo com o Edge Rank- um algoritmo da rede social. O alcance pode ser desde orgânico, quando não é impulsionado via promoção de post, ou, ao contrário, pago- através de campanhas via Facebook Ads.

Algoritmo

Utilizado para definir qual tipo de conteúdo será entregue aos usuários das redes sociais.  Eles facilitam a automatização por meio de um conjunto de regras capazes de solucionar diferentes questões. Simplificando, é semelhante a uma receita de bolo, onde através da sequência de instruções, a máquina realize tarefas para nós.

Alt text (texto alternativo)

É usado para descrever uma imagem na internet. Esse texto é lido pelos motores de busca, como o Google, sendo um fator importante de SEO. Também é exibido sempre que o navegador não carrega a imagem.

Analytics

De modo geral, é a informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site, plataforma, e-mail marketing, testes, entre outros. Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras ferramentas similares.

API

Sigla para Application Programming Interface. Representa o conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares.

Automação de marketing

É simplesmente o ato de tornar determinadas tarefas automatizadas, facilitando o dia a dia e priorizando o foco na estratégia. O termo está bastante relacionado ao uso de e-mail marketing e autorresponder, onde uma série de e-mails é enviada automaticamente para criar relacionamento com os prospects 

Banner

São os tradicionais anúncios on line em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. Em geral, o dono do site cobra um valor para que a empresa anunciante divulgue seus produtos e serviços. Também pode ser usado pelo próprio dono do site para conduzir o visitante a páginas específicas.

Base de visitantes

Número de visitantes únicos por dia regulares em um site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.

Big data

Termo que se refere a quantidade astronômica de dados gerados no âmbito digital. É definido pelos chamados 5V’s: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor dos dados que são capturados.

Blog

Site no qual são publicados artigos, vídeos e imagens com regularidade, a fim de formar uma base de visitantes e mantê-los atualizados periodicamente, sendo uma excelente ferramenta para SEO, normalmente são feitos com a plataforma Wordpress

Bounce

É uma métrica capaz de medir o índice de rejeição no recebimento em e-mails. Indica o número de leads que desistem da execução de uma determinada ação de marketing.

O Bounce pode ser de dois tipos:

Soft bounce:  ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada;

Hard bounce: quando o endereço está inativo e já não pode mais receber e-mails.

Buzz marketing

Implica em criar uma estratégia que gere a discussão positiva em relação a determinada marca ou produto, similar ao que ocorre com o efeito viral, porém, com um tempo de duração mais relevante que o viral.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.

Calendário editorial

Agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseada em tempo. Pode incluir diversas etapas, como planejamento, pesquisa, redação, criação, entrega, publicação, etc. Também pode levar em conta diferentes formatos a serem publicados, desde artigos até vídeos e infográficos.

Canais

São os meios pelos quais uma marca se comunica com seu público, como e-mail, redes sociais, blogs, banners em sites parceiros, etc.

Chatbots

Chatbots são programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas online (via chat). Ou seja, quando alguém interage com um chatbot, tem a impressão de estar conversando com uma pessoa real (e não uma máquina).

Essa ferramenta é muito utilizada para agilizar o serviço de atendimento ao consumidor. Para mais informações, baixe o guia completo sobre o assunto:

Ciclo de venda

Tempo necessário para uma conversão (fechamento) de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca ou produto.

Cold Call

Ou traduzido para o português, ligação fria, é a ligação feita para um potencial cliente com o qual você nunca teve um contato prévio.

Além disso, como cold calling é uma expressão muito utilizada na área de vendas, ela está geralmente associada a um contato que envolve interesse comercial, ou seja, alguém querendo vender algo para um outro alguém.

Cold Mail

Similar ao cold calling, cold mailing é a tentativa de iniciar a conversa com alguém via email sem anteriormente ter tido algum tipo de contato com essa pessoa (que, nessa fase, é bem provável que seja um lead).

Uma das dificuldades desse processo é conseguir contatar a pessoa certa, além de alinhar o discurso à mesma.

Consistência

Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo a publicação de conteúdos no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.

Conteúdo pago

São conteúdos publicados pelas empresas por meio de qualquer mídia paga, como anúncios no Facebook (incluindo impulsionamentos de posts), banners em sites, Google Adwords, anúncios no Instagram ou Twitter, entre outros.

Conteúdo próprio

Conteúdo criado (ou desenvolvido por meio de curadoria) pela própria marca para o seu público-alvo. Geralmente consiste em posts em blogs ou posts de redes sociais, como textos, vídeos, imagens, gifs, etc. Também entram aqui as mensagens enviadas por e-mail ou outros canais.

Conteúdo viral

Mensagem ou peça de comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida, seja na internet ou fora dela. Embora esse efeito possa ser resultado do acaso, muitas vezes é parte de uma estratégia de Marketing Viral.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.

Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

Copywriting

Textos produzidos com o objetivo de influenciar a audiência e vender, com estratégias capazes de sensibilizar e influenciar personas específicas.

CPC (Custo por Clique)

Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).

CRO (Conversion Rate Optimization)

É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).

CRM (Customer Relationship Management)

É a gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos software que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.

CTA (Call-To-Action)

É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.

CTR (Click Through Rate)

Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web. Dicionário do Marketing Digital

 

Confira o dicionário completo: NOVO DICIONÁRIO DO MARKETING DIGITAL 

 

Distribuição

Forma ou meio pelo qual um produto ou serviço é entregue ao consumidor final. No nosso contexto, a distribuição de um produto pode ser feita por e-mail, por exemplo, caso seja um livro digital. Já um e-commerce de produtos físicos fará a distribuição via Correios ou outro meio de transporte.

Ebook

Nada mais é do que um livro eletrônico. No marketing digital, pode ser usado como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.

Engajamento

No marketing digital, o termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. Pode ser medido em “likes”, comentários, respostas, cliques nos links, etc.

Facebook Ads

É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na maior rede social do mundo (e também no Instagram). Permite que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta. O grande mérito do Facebook Ads é a alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas E aumentar a eficácia dos anúncios.

Formulário de conversão

Campos de informações (nome, e-mail, telefone) que podem ser preenchidos pelo visitante de um site em troca de algum conteúdo, como um cadastro na newsletter, download de Ebook ou acesso a uma oferta especial.

Frequência

Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.

Funil de vendas:

Imagine uma pirâmide invertida. Nela estão os diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no processo de venda. Enquanto alguns deles estão simplesmente começando a se relacionar com os seus conteúdos, outros já estão praticamente fechando uma compra. Esse é o funil de vendas, que costuma ser dividido em três fases: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).

Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.

Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the funnel) – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

Bofu – Sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

Para cada uma das etapas deve ser aplicada uma estratégia de conteúdo diferente. Para o topo do funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante em um lead (prospecto). No meio do funil, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar demanda pelo produto ou serviço. Já no fundo do funil, o prospecto está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções e mostrar estudos de caso.

Gatilho de E-mail

Esse tipo de configuração dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto. Os gatilhos também podem ser usados em outras situações, como vídeos, páginas, etc.

Google Ads

Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google Ads (no topo ou no lado direito da página), ou ainda em uma rede de sites parceiros. É possível segmentar os anúncios para públicos ou palavras-chave específicas.

Growth Hacking

Growth Hacking é o conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.

Inbound Marketing

Considerado por muitos como o novo marketing, o inbound marketing foca em atrair os clientes gradualmente até a marca e seus serviços (por meio da publicação de conteúdo relevante) ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia. Para isso, usa estratégias de marketing digital e trabalha em quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.


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