10/10/2022 às 14h04min - Atualizada em 10/10/2022 às 16h25min

Espaço de beleza móvel arrecada doação de cabelo para a limpeza do oceano

Ação promovida em praças de Santos (SP) nos dias 12, 13 e 14 de outubro integra a programação do evento internacional Diálogos da Cultura Oceânica. Iniciativa também doará perucas para pacientes em tratamento oncológico

SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
Cortes gratuitos para arrecadar doações de cabelo para a confecção de mantas para a despoluição marinha e perucas para pacientes oncológicos. Essa é a proposta do “Espaço de beleza Conexão Oceano – o seu cabelo transforma realidades”, que estará aberto à população de Santos (SP) nos dias 12, 13 e 14 de outubro, das 9 às 17 horas. Iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Fiotrar - Projeto Águas Limpas, a ação é uma das atrações do evento Diálogos da Cultura Oceânica.

Na quarta-feira, dia 12, o espaço funcionará na Praça Luiz La Scala, do Aquário Municipal de Santos. Além de cortar e doar o cabelo, a população poderá conhecer a máquina que confecciona as mantas desenvolvidas para retirar o óleo do oceano em casos de acidentes ambientais. Na quinta e sexta-feiras, dias 13 e 14, o espaço de beleza estará em outro local: a Praça Mauá, onde também haverá uma demonstração de como as mantas de cabelo conseguem separar o óleo da água. Nos dois últimos dias, rodas de conversa sobre a importância do oceano no dia a dia das pessoas também serão promovidas no local.

O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, com distribuição de senhas. É necessário que o corte seja de pelo menos 2,5 centímetros para ser aproveitado nas mantas e de pelo menos 15 centímetros para as perucas. Os interessados em participar da ação devem estar com o cabelo limpo e seco.

O projeto Fiotrar foi criado pela ONG Cabelegria, que desde 2013 arrecada cabelo, confecciona e distribui perucas para pacientes oncológicos. A ideia surgiu para aproveitar os fios de cabelo que sobram do processo ou que são menores de 15 centímetros. “Durante a confecção das perucas, muitos fios acabavam sendo inutilizados e o desperdício deles provocou uma nova frente de atuação. Diante da eficiência do cabelo para a remoção de óleo da água, desenvolvemos esta solução para ajudar a preservar o meio ambiente”, explica a fundadora e presidente da Cabelegria, Mariana Robrahn. A ONG estuda também a criação de um filtro para a remoção de metais pesados de efluentes a partir do cabelo.

O Fiotrar é um dos negócios de impacto socioambiental positivo selecionados pela Fundação Grupo Boticário para receber apoio financeiro. A iniciativa foi apresentada e aprimorada durante o Camp Oceano da Teia de Soluções, um processo que estimula a cocriação de projetos inovadores a partir de capacitações, mentorias e suporte técnico para solucionar problemas ambientais contemporâneos. “O oceano é essencial para todas as formas de vida no planeta, inclusive a nossa. Somente com o engajamento de todos os setores da sociedade poderemos superar o quadro de degradação atual dos nossos mares. A doação de cabelo para um projeto inovador que contribui com a despoluição do oceano é um exemplo de como nossas atitudes, mesmo individuais, podem fazer a diferença”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relacionamento Institucional da Fundação Grupo Boticário.

Dia 13 de outubro o espaço de beleza em Santos terá uma convidada especial: Clara Silva Nestlehner. Hoje com 14 anos, ela foi diagnosticada com leucemia e venceu a doença. Para melhorar a autoestima, sua mãe fez contato com a Cabelegria e ela recebeu uma peruca com cabelo cacheado para enfrentar com ainda mais força o tratamento. Um de seus sonhos ao superar a doença é poder ajudar outras crianças e, sensibilizada pelo Projeto Fiotrar, resolveu doar seus cabelos para a proteção do oceano.

Interessados em doar o cabelo já cortado podem entregá-lo no caminhão do Cabelegria, que estará ao lado do espaço de beleza. Para doar, basta ter cortado seu cabelo limpo e seco, com comprimento mínimo de 15 centímetros e fazer uma mecha amarrada por elástico.

O evento Diálogos da Cultura Oceânica é voltado ao avanço do conhecimento científico, tecnológico e de inovação nas diferentes temáticas da sustentabilidade e das ciências do mar. O objetivo é debater o impacto social da ciência de forma integrada com o conhecimento tradicional e a governança pública e privada, visando a incorporação de temáticas relacionadas ao oceano em diferentes setores da sociedade. O evento é realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Prefeitura de Santos, Maré de Ciências e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

SERVIÇO

Espaço de beleza Conexão Oceano – O seu cabelo transforma realidades
Quarta,12/10
Local: Praça Luiz La Scala (Aquário Municipal de Santos). Ponta da Praia.
Horário: das 9 às 17 horas.

Quinta e sexta, 13 e 14/10
Endereço: Praça Mauá - Paço Municipal
Horário: das 9h às 17h

** Os bate-papos sobre engajamento a favor do oceano e oportunidades relacionadas à conservação do oceano serão promovidos na quinta e na sexta, das 12h30 às 13h15.

Sobre a Fiotrar
Depois de transformar a vida das pacientes oncológicas que recebem as doações de perucas, a ONG Cabelegria, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário e parceria da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a ONG Matter of Trust, encontrou um novo caminho para ampliar seu impacto positivo no mundo, em especial, no oceano. O Fiotrar - Projeto Águas Limpas surgiu para utilizar fios de cabelo na produção de mantas que conseguem retirar óleo do oceano.

Veja como ocorre a produção da manta:

https://www.instagram.com/p/Ch2XSswDzpp/
Instagram: @cabelegria e @fiotrar

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.