Uma pesquisa global feita pela Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, revela que nove em cada dez (86%) consumidores acreditam que as mudanças climáticas levarão ao aumento das contas de energia. Por isso, para eles, cada indivíduo deve desempenhar um papel cada vez maior na proteção do meio ambiente.
Outras análises feitas no levantamento apontaram que:
“Com o preço da energia e o custo de vida aumentando, junto com o crescente número de dispositivos e veículos elétricos (EVs), o gerenciamento de energia doméstica tem ganhado grande relevância entre consumidores, construtores de casas, empresas e governos em todo o mundo”, afirma Jaap Ham, professor associado de engenharia industrial e ciências da inovação da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Holanda), que consultou os resultados do relatório.
Segundo ele, embora os números apresentados pela pesquisa mostrem que muitos consumidores desejam fazer mudanças, muitos ainda se sentem pessimistas sobre a diferença que podem fazer. “A maior barreira para mudar é a nossa mentalidade. Essas descobertas mostram que, à medida que adotamos soluções digitais inteligentes para combater o inimigo invisível (gestão e consumo de energia), substituímos os combustíveis fósseis por eletricidade limpa e inteligente nas dietas energéticas de nossas casas. Dessa forma, podemos ver como estamos contribuindo significativamente para a luta global por um planeta mais sustentável.”
Dispositivos ‘smart home’ para melhorar a eficiência energética em casa
O estudo também revela que os consumidores querem levar estilos de vida sustentáveis, colocando a eficiência energética em casa como principal prioridade. O levantamento aponta que:
Junto com o custo de vida e da energia crescentes, o gerenciamento do consumo é o que leva os consumidores a agir e investir em soluções sustentáveis inteligentes.
Casa inteligente e sustentável
Respondendo à necessidade de inovação sustentável, a Schneider Electric está avançando para ajudar a resolver os desafios energéticos atuais. Ao oferecer soluções e materiais para reduzir a pegada de carbono, a empresa pode ajudar a tornar o uso de energia em edificações mais inteligente e eficiente e reduzir o impacto das casas no planeta.
“Os consumidores, na atual crise de energia, precisam ter mais controle sobre como a energia é produzida, armazenada e distribuída em suas casas – em termos de sustentabilidade e contas”, diz YiFu Qi, vice-presidente executivo de Global Home and Distribution da Schneider Electric.
De acordo com ele, o mercado residencial está em um ponto de inflexão, mas a boa notícia é que as soluções tecnológicas já estão disponíveis no mercado e ajudam, assim, os consumidores a ter estilos de vida mais sustentáveis e os capacitam a desempenhar um papel significativo no alcance da descarbonização. “A pesquisa mostra que há maior compreensão sobre como as pessoas podem melhorar o gerenciamento da eletricidade e como a tecnologia pode ajudá-las a ser mais eficientes.”