Como Márcio Medina se tornou preparador oficial dos carros da Mitsubishi Cup

CEO da SFI CHIPS conta sobre sua trajetória

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
12/07/2022 17h32 - Atualizado em 12/07/2022 às 22h10
Como Márcio Medina se tornou preparador oficial dos carros da Mitsubishi Cup
Bruno van Enck
A preparação automotiva de alto nível, principalmente na parte eletrônica, começou recentemente. Com aproximadamente 20 anos, em sua fase ‘embrionária’, as ferramentas eram escassas e os recursos muito limitados. 

Segundo Márcio Medina, CEO da SFI CHIPS, o mercado era desacreditado e pouco explorado. “Muitos diziam que o sistema de injeção eletrônica, que nasceu para substituir os carburadores, teriam pequena fatia do mercado. Eu nunca acreditei nisso e apostei grande na profissionalização de processos e procedimentos para tornar algo que, até então, era amador, numa empresa que produzisse uma solução customizada, mas com capacidade de atender em escala”, declarou.

A conexão com o rali se deu, primeiramente, porque o nicho exigia um trabalho de alto nível e que fosse focado no desenvolvimento para a prática desse tipo de esporte, exigindo carros que tenham retomadas mais rápidas. “Não tinha nenhuma outra empresa na época que fazia esse trabalho, e aí fizemos uma parte de desenvolvimento voltada completamente para o rali. Sempre foquei nos carros esportivos como vitrine, uma pista de teste para termos aprendizados nos carros de rua, qual resultado, qual comportamento o carro teria para nunca testar no carro do próprio cliente”, afirmou. 

Tudo mudou quando a Mitsubishi, através da divisão de alta performance, a Spinelli Racing - que já vinha há muito tempo analisando os resultados do preparador automotivo dentro do rali -, precisou de um trabalho de desenvolvimento e entrou em contato com Márcio, propondo uma parceria. “Ficamos dois anos praticamente desenvolvendo o motor da L200 sport R e ficou muito bacana, o pessoal elogiou demais, então desde 2019 somos preparadores oficiais da Mitsubishi”. 

A SFI CHIPS foi bicampeã brasileira de Rally Cross Country em 2011/2012, campeã do Rally dos Sertões em 2012 e 2015 e campeã do Rally de Barretos em 2015.

Hoje, a empresa realiza o trabalho em diversos tipos de veículos. “Nós fazemos esse incremento de potência para que os carros fiquem mais responsivos, mais seguros e até mesmo mais econômicos. Fazemos reprogramação com grande sucesso em máquina agrícola e, até mesmo em ambulâncias que precisam de um deslocamento mais rápido e efetivo”, explicou Medina.

 
Notícias Relacionadas »