Otávio Madeira - Bombarco Brasília (DF) - Público nacional e internacional marcou presença para conferir de perto as novidades em serviços e embarcações da primeira feira híbrida do Brasil, o Internacional Bombarco Show, que encerrou no último dia 12 de junho. Foi transmitida ao vivo e pela internet (português e inglês) e realizada às margens do Lago Paranoá.
De acordo com o levantamento da organização, a primeira edição evento reuniu mais de 20 mil pessoas (presencial e on-line). Desse número, aproximadamente mil visitantes eram procedentes do exterior especialmente dos Estados Unidos, que está no topo do ranking mundial em compra de embarcações. Em termos de negócios, segundo o Bombarco, que também é o responsável pelo principal canal de negócios náuticos do país, foram gerados durante a feira cerca de R$ 20 milhões, porém, com as negociações estabelecidas e contatos em andamento, a estimativa é chegar a aproximadamente R$ 100 milhões.
"Muito mais do que uma feira de negócios, o Internacional Bombarco Show ofereceu ao público atrações de entretenimento, lazer e uma gama de serviços, peças e acessórios para barcos. Um verdadeiro parque de diversões do mundo náutico. Além disso, a feira reuniu não só os apaixonados por embarcações, mas também aqueles que amam a água. Estamos trabalhando para que ano que vem o evento seja maior, melhor e com mais opções para os amantes da água. ", diz Márcio Ishihara, idealizador do evento.
"Sabemos que a realização da primeira edição de um evento deste porte é um grande desafio, mas acreditamos em Brasília e, felizmente, obtivemos a alta aceitação do empresariado, dos expositores e também do poder público, de autoridades como o Ministro do Turismo e o Secretário de Turismo do Distrito Federal. Temos certeza do apoio para a nova edição que pretendemos realizar em 2023, até porque o mercado náutico reflete de forma significativa no desenvolvimento de vários outros setores e geração de empregos", complementa.
“A realização de eventos com a magnitude do Internacional Bombarco Show, acontecendo no Lago Paranoá, comprovam o potencial e relevância deste atrativo turístico para a economia da cidade. Movimentam todo o trade de turismo, promovendo a geração de emprego e renda, atraem visitantes e empresários, potencializam o surgimento de empreendimento, e vai ao encontro com as políticas públicas e dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela SETUR/DF para o segmento náutico", afirma William Almeida, secretário de Turismo do DF.
Para o Ministro de Turismo interino José Medeiros Nicolau (Zezeco), o evento reforçou ainda mais a vocação de Brasília para o turismo náutico. “Temos aqui a quarta maior frota de barcos do país, um ambiente propício para receber eventos e ações voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo náutico e o Ministério do Turismo está atento a esse cenário. Prova disso foi que lançamos aqui em Brasília, em março, um pacote de ações para o setor com iniciativas voltadas para o fortalecimento do segmento. Nossa expectativa é que possamos colher os frutos de todo esse trabalho no próximo ano”, avaliou o secretário-executivo adjunto do Ministério do Turismo, Zezeco.
Segundo dados do Ministério do Turismo, os eventos em geral são responsáveis por 34% dos turistas que visitaram Brasília nos últimos anos. Especialmente em 2021, mesmo com a pandemia, o setor de eventos movimentou cerca de R$ 30 milhões no Distrito Federal.
Além do Ministro o Turismo e Secretário de Turismo do Distrito Federal, o Internacional Bombarco Show contou com a presença da Marinha do Brasil, Capitão da Fragata Gúbio de Oliveira entre outras autoridades.
Evento apresentou ampla programação Durante a feira, cerca de 30 barcos de até 55 pés foram apresentados, entre veleiros, motoaquáticas, lanchas, barcos para pescas e esportes náuticos, novos e seminovos e sistemas inéditos como o híbrido de propulsão para barcos de 25 a 40 pés e prancha de surf motorizada. Test drives, visitas a bordo, serviços náuticos, além de experiências gastronômicas, artesanatos, shows e atividades que envolvem a sustentabilidade como é o caso da campanha “Barco sem Plástico”, promovido pelo movimento Voz dos Oceanos da Família Schurmann.
Entre os expositores, marcas como: NX Boats, Fibrafort, Flexboat, Millenium, Magma Yachts, Espadarte, Coral, Villa Náutica, que apresentou modelos da Vcat e SeaDoo, Jetsurf, além de carros de luxo como Jeep e Volvo e serviços como: AppBoats, Boatlux, Agro Química São Gabriel, Ecomac, Brancante, Essor, Growdeck, Pier Brasil, Netuno, Seariver, Unifisa, Kapazi, Kamell, Rb Parts, La Argentina, Mibjet e Jeteiros do Brasil.
www.bombarcoshow.com.br