A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou nesta segunda-feira, 4 de abril, o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, como o novo presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia. Dom Leonardo concluirá o mandato referente ao quadriênio 2019-2023.
“Com alegria e esperança, recebemos a notícia da sua nomeação como novo presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB. Que seu carisma franciscano, obediente ao Evangelho, seja fonte de alegria nesta nova missão”, saudaram a Comissão para a Amazônia e a Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM-Brasil.
A definição quanto à nova presidência da Comissão deve-se à renúncia apresentada pelo então presidente, o cardeal Cláudio Hummes. Ele foi nomeado presidente da Comissão para a Amazônia em 2011. Agora, em 2022, apresentou sua renúncia por motivos de saúde.
A Comissão para a Amazônia e a REPAM-Brasil também agradeceram a atuação do cardeal à frente da comissão. “Louvamos especialmente pela sua atuação e compromisso com os povos tradicionais e a Amazônia. Que seu testemunho e missão continue nos encorajando na defesa da Amazônia e seus povos. Somos gratos por sua presença corajosa e profética.”
Conheça os membros da Comissão:
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM – Presidente
Dom Erwin Kräutler, CPPS – Secretário
Dom Roque Paloschi
Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Assessora: Ir. Maria Irene Lopes dos Santos