“Foi uma situação muito negativa por tudo que aconteceu, mas que chamou atenção para as necessidades desse bioma e da sua fauna. São muitos animais que precisam de atendimento, a AMPARA está lá sozinha”, explicou Juliana.
A gestora, que é uma das fundadoras da ONG, disse que a atuação da equipe segue até hoje na região de Porto Jofre (MT) com uma estrutura de atendimento de fauna, onde há a maior concentração de onça pintada por metro quadrado no mundo. Dos animais resgatados em 2020, o único que ainda não pode ser reinserido na natureza é uma anta, chamada carinhosamente de Tiãozinho, que teve o casco das patas gravemente afetados pelo fogo e deve levar mais um tempo para que possa ficar livre no Pantanal novamente.
Para Juliana, a novela vai ajudar a disseminar as belezas do bioma e serve de estímulo ao turismo de observação de fauna. A região permite avistar onça pintada em vida livre, além de todas outras belezas que possui.
"Não vamos valorizar só os safáris pelo mundo, vamos valorizar o que é nosso", disse a gestora, que foi aplaudida pela plateia.
Além do trabalho direto de atendimento aos animais, a AMPARA está com uma campanha para pessoas físicas ou jurídicas interessadas em conservar o Pantanal. A ONG propõe a compra de áreas para manter o bioma intacto, evitando assim o avanço da pecuária e do uso das áreas para criação de pasto.
"É fazer a natureza valer mais viva do que morta", alertou Juliana em sua participação no programa global.
SOBRE A AMPARA
A AMPARA Animal nasceu 2010, com a missão transformar a sociedade através de ações preventivas, para gerar impacto positivo no bem-estar de cães e gatos e na conservação de animais silvestres. Combater a violência contra esses seres a partir da defesa dos seus direitos, e na elaboração de políticas públicas mais eficientes. Defender uma sociedade mais justa e ética, onde os animais sejam tratados com respeito, e possam coexistir com a espécie humana em harmonia.
Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma "ONG mãe" que ampara mais de 530 ONGs e protetores em âmbito nacional.
Em 2016, uma nova frente foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em educação e conservação ao reabilitar animais silvestres para que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer níveis melhores de bem-estar aos animais condenados ao cativeiro.
Há onze anos empreendendo socialmente e atuando de forma preventiva com um trabalho de excelência, muito amor, pela defesa dos direitos e respeito aos animais.