21/03/2022 às 12h52min - Atualizada em 23/03/2022 às 00h01min

21/03 Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial - Conheça como as empresas do MOVER tem trabalhado para combater a discriminação racial dentro e fora das companhias

Empresas que fazem uma ação arbitrária ás desigualdades

SALA DA NOTÍCIA Janaina Bernardino
 

Inclusão e equidade racial são temas que vêm ganhando cada vez mais notoriedade no âmbito empresarial. Muito além de planejar, criar estratégias e orientar direções, as empresas precisam ser  uma ferramenta efetiva de transformação, por meio de ações que impactem na redução da desigualdade racial no Brasil. 

Em 21 de março é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), referente ao massacre de Sharpheville. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul, que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Pensando em reverter este cenário, 47 das maiores empresas do país se juntaram por meio  do Mover (Movimento pela Equidade Racial), para  promover e ampliar de forma estruturada e efetiva, a diversidade e equidade  racial dentro e fora das companhias. 

Confira abaixo algumas das companhias que fazem parte do Movimento e que vem desenvolvendo ações que impactam na redução da desigualdade racial.

Ambev

A empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, possui grupos de afinidade que auxiliam nas tomadas de decisão. Um deles é o Bock (Building Opportunities for Colleagues of all Kind), criado em 2017 com o  objetivo de ser um canal de acolhimento, engajamento e representatividade para pessoas negras. Entre as suas várias iniciativas, está o Representa, programa de estágio exclusivo para universitários negros.

Nos últimos anos, a Ambev também aderiu a  fóruns e comitês de DE&I. Em 2020, a companhia assumiu 13 compromissos para promover a equidade racial em toda sua cadeira de negócio, tendo como o objetivo ampliar a representatividade de pessoas negras em processos seletivos e contratações, bem como em promoções, também capacitando profissionais. Já em 2021, adquiriu cerca de R$ 15 milhões em produtos e serviços de empresas que têm em sua liderança empreendedores negros com o propósito de potencializar e incentivar o afroempreendedorismo no país.

Aliansce Sonae

A administradora de Shoppings centers, está comprometida com a criação e fomento de um ambiente de trabalho diverso, priorizando sempre a inclusão social, a redução das desigualdades e práticas empregatícias justas, que garantam a igualdade de oportunidades para todos.

Em 2021 a companhia deu importantes passos nessa jornada internarnamente: instituiu uma Política de Diversidade e Inclusão e Glossário, lançou um Manifesto de D&I, contratou uma consultoria externa especializada para desenvolver um amplo trabalho de D&I; Realizou seu o 1º Censo de Diversidade e Inclusão, com participação de 81% dos colaboradores (próprios e terceiros), capacitou a equipe do RH para acolher a todos, promoveu a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão com conteúdos específicos dos sobre os pilares de gênero, raça e etnia, LGBTQIA+ e PcD, além  de oferecer cursos EAD gratuitos para todos os colaboradores.

Vale S.A.

A mineradora multinacional brasileira e uma das maiores operadoras de logística do país vem fortalecendo seu posicionamento, cujo marco foi o lançamento de um manifesto antirracista em 2021. Para reforçar o compromisso de não tolerar nenhum tipo de preconceito ou discriminação, além de convidar todos a serem ativos no combate ao racismo. A Vale também está comprometida em promover de forma contínua sessões de letramento racial para todos os empregados.

Com o apoio do Grupo de Afinidade Equidade Étnico-Racial e participação de especialistas, a companhia vem sensibilizando líderes e empregados por meio de discussões e treinamentos sobre temas como racismo estrutural, privilégio branco e representatividade, ampliando o conhecimento sobre racismo e seus impactos nas organizações e na sociedade. Outro compromisso é investir no desenvolvimento educacional de comunidades negras onde atua, contribuindo na promoção da equidade racial junto à sociedade brasileira. Além disso, todos os recrutamentos da empresa levam em conta a diversidade. No Programa de Trainee 2021, a Vale selecionou 95 profissionais negros. Isso significa que, dos 144 trainees contratados pela empresa, 66% se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição.

XP Inc.

Entre as maiores empresas do mercado financeiro do país, não é de hoje que a XP Inc tem realizado uma série de atividades na jornada de diversidade, inclusão e representatividade a fim de promover mudanças efetivas para reduzir a desigualdade racial e promover a DE&I dentro e fora da companhia, entre seus clientes, fornecedores e parceiros.Até 2025, tem o propósito de impactar mais de 500 mil pessoas, chegando a 50% o quadro de profissionais composto por mulheres em todo os níveis hierárquicos.

Com o propósito de capacitar e incluir mais profissionais negros no mercado financeiro, a XP  lançou em dezembro de 2021, o programa "Vem Transformar", financiou 50 bolsas de estudos integrais para mulheres e pessoas negras em curso de Ciência de Dados oferecido pela Tera e fechou parceria com a Trybe para a formação de pelo menos 1 mil jovens negros e negras, até o final de 2022. 

Mars

A  fabricante mundial de chocolates, vem ampliando o seu debate racial e fortalecendo o seu compromisso por uma sociedade mais diversa e inclusiva através de várias iniciativas. Entre elas, o letramento racial para liderança em parceira com o ID_br através do treinamento “ABC da Raça”; aplicação de um censo de diversidade também em parceria com o ID_Br, onde tiveram a participação de 70% dos  associados; e programa de mentoria para pessoas negras para o programa de estágio, chamado de Transformers; 

Além disso, criou um grupo de afinidade voltado para raça e tem como meta, atingir até 2030, 30% de liderança negra.

Moove

Uma das maiores companhias de produção, venda e distribuição de lubrificantes do mundo, a Moove vem investindo 300 mil desde que entrou no Mover em ações de Diversidade e Inclusão, além de conscientizar os seus funcionários através de campanhas e rodas de conversa sobre a pauta racial e desenvolver programas de estágio exclusivo para jovens negros.

Nestlé

A empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas entende  que a pauta racial é um tema extremamente importante e urgente no Brasil. Para avançar nessa agenda, a companhia lançou em 2020, um programa de mentoria para pessoas negras de todo o Brasil, organizou um censo racial para entender quem são, quais cargos ocupam e onde estão as pessoas negras da companhia com o propósito de alavancar carreiras. Já em 2021, aderiu ao Mover para promover e gerar novas posições de liderança para negros e negras.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.