Colégio Visconde de Porto Seguro reduz pegada de carbono com uso de energia renovável
Com o uso de fontes 100% limpas em todos os seus campi, instituição evita emissão de 23,8 toneladas de CO²e em apenas um mês
Divulgação
O Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, consolidou um marco importante em sua agenda de sustentabilidade ao registrar a redução de 23,8 toneladas de CO²e (gás carbônico equivalente) em apenas um mês de operação. O resultado é fruto da migração de seus campi em São Paulo e Valinhos para o Mercado Livre de Energia, passando a consumir exclusivamente energia de fontes 100% renováveis com certificação internacional I-REC. No total, a instituição consumiu 517 MWh no período de 1º a 31 de dezembro de 2025. Para materializar o impacto ambiental, o Colégio converteu os dados técnicos em indicadores do cotidiano. De acordo com a Ludfor Energia, empresa que faz a gestão de energia para a instituição, a redução de emissões registrada pelo Colégio equivale a retirar de circulação 236 veículos leves (percorrendo 500 km cada) e conservar 659 mudas de árvores por um período de 20 anos. Do ponto de vista metodológico, o Colégio utiliza a abordagem de mercado ("market-based"), que considera os atributos específicos da energia contratada, garantindo que o benefício ambiental seja auditável e realProjetando os dados atuais para um período de 12 meses, a redução nas emissões de carbono do Colégio equivale a percorrer aproximadamente 1,4 milhão de quilômetros com carros de passeio, o que representa cerca de 35 voltas completas ao redor da Terra. Para Gustavo di Donato, diretor de Facilities e Operações do Colégio Visconde de Porto Seguro, os resultados demonstram que o impacto positivo caminha com o porte da instituição. Segundo ele, a inovação é fundamental para uma educação consciente. “É essencial que as instituições de ensino busquem ferramentas modernas de sustentabilidade para que possam dar o exemplo prático aos alunos e à sociedade.” Entre as práticas adotadas pelo Colégio, destacam-se a coleta seletiva diária; a operação de estações de tratamento de esgoto, com tratamento prévio dos efluentes antes de seu descarte na rede pública; o avanço na substituição da iluminação convencional por LED (90% concluída); e a realização de eventos sustentáveis, como as Festas Juninas – reconhecidas com o selo Sou Resíduo Zero, certificação brasileira concedida a iniciativas que destinam corretamente pelo menos 90% dos resíduos por meio de reciclagem e compostagem, evitando aterros e incineração. Além disso, o Colégio conta com uma composteira no Campus Morumbi, que produz mensalmente cerca de 175 kg de composto orgânico e 100 litros de fertilizante, contribuindo para a redução do envio de resíduos a aterros, bem como para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e do uso de fertilizantes químicos. A expansão das composteiras para os demais campi já está aprovada, com conclusão prevista para o segundo semestre. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FELIPE LUIS DA SILVA BLANCO
[email protected]