O município de Barreirinha está prestes a dar um importante passo na área da saúde com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo 1, que já se encontra em fase de construção.
O prédio, localizado na Rua São Geraldo, será referência para o atendimento de pessoas com problemas psíquico, transtornos mentais e também dependentes químicos. O espaço vai oferecer acolhimento especializado, acompanhamento multiprofissional e atividades terapêuticas, aproximando o tratamento da realidade social e familiar dos pacientes.
A obra está sendo fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). De acordo com o secretário Luiz Carlos Ferreira, trata-se de uma iniciativa que marca duas gestões municipais. “Essa é uma obra que teve seus trâmites iniciais ainda na administração do ex-prefeito Glenio Seixas, e que hoje, sob a condução do prefeito Darlan Taveira, está se concretizando para suprir uma necessidade urgente da nossa população”, destacou.
O CAPS é considerado um serviço estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS), criado para substituir o modelo de internações prolongadas em hospitais psiquiátricos. Com a chegada dessa nova estrutura, Barreirinha fortalece sua rede de atenção básica e especializada, promovendo qualidade de vida da população.