A sede do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP), em Macapá, foi reinaugurada nesta quarta-feira (10/09) pelo presidente do Inmetro, Márcio André Brito, após passar por um amplo processo de modernização com recursos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O Ipem-AP é o quarto órgão delegado a receber reformas e entregas do Inmetro. Inaugurada em 2008, a sede estava há quase 17 anos sem melhorias estruturais. Agora, conta com instalações revitalizadas e novos equipamentos, que reforçam as condições de trabalho dos servidores e ampliam a capacidade de atendimento à população.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, ressaltou o cumprimento das determinações do Governo Federal: "A entrega segue as diretrizes do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin para reforçar a valorização e o fortalecimento da infraestrutura da qualidade no país. O processo de modernização continua avançando".
Valorização do trabalho e infraestrutura
O diretor-presidente do Ipem-AP, Samuel Lima Sales Junior, ressaltou que a reforma marca um novo patamar para o Instituto. “Não conseguiríamos realizar essa entrega sem o apoio integral e o olhar do Inmetro para o Amapá. Mais do que nos prestigiar, essa reinauguração valoriza o corpo funcional. O reconhecimento do Governo Federal ao nosso estado nos deixa muito agradecidos”, afirmou.
O servidor e presidente do Sindicato dos Servidores do Ipem-AP (SINDPEM), Marcelo Nunes, lembrou as condições precárias de antes da reforma: “Eram portas corroídas por cupins, ambientes mal refrigerados e banheiros interditados por falta de manutenção. Não era a excelência que o Inmetro exige”.
Perspectiva nacional
A presidente do Ipem-Acre, Herica Granzotto, ressaltou o compromisso da gestão em todos os estados brasileiros, promovendo a reestruturação das sedes para que os órgãos delegados possam oferecer serviços de melhor qualidade.
O diretor-geral do Ipem Rio Grande do Norte, Itamar Ciríaco, comparou a entrega com a recente reforma no estado potiguar: “No Rio Grande do Norte, a nova infraestrutura também agilizou os processos internos, permitindo um atendimento mais eficiente à população e valorizando o trabalho dos servidores”.
Para o presidente do ImetroPará, Cristiano Lima, a reinauguração simboliza o pontapé inicial para o trabalho que vai se refletir para a sociedade.
O diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade, destacou o esforço contínuo na defesa dos órgãos delegados, ressaltando que a modernização das unidades reforça a atuação estratégica do Inmetro.
Foco em serviços à população
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, afirmou que a prioridade é reconstruir e fortalecer o sistema da instituição. “A missão dos órgãos delegados não deve se limitar a funções punitivas, mas priorizar a prestação de serviços à sociedade, ampliando a abrangência e a qualidade dos serviços oferecidos. “Com esse espírito de engrandecimento do serviço público, em nome do presidente Lula e do vice-presidente e ministro da indústria e comércio, Geraldo Alckmin, agradeço a todos que trabalham em prol do Instituto: do estagiário ao presidente”.
Presente nos 16 municípios do Amapá, o Ipem-AP atua na aplicação das políticas de metrologia e qualidade, garantindo que produtos e serviços ofertados no mercado atendam às exigências legais.
Protocolo de Intenção: expansão para o interior
Durante a cerimônia, foi assinado um Protocolo de Intenção para a construção de duas novas sedes regionais, em Laranjal do Jari e Oiapoque. O objetivo é descentralizar os serviços e aproximar o atendimento da população do interior do estado.
Compromisso com a população
A reinauguração da sede e a previsão de novas unidades simbolizam o compromisso do Inmetro em fortalecer a infraestrutura institucional no Amapá e ampliar a política de defesa do consumidor em todo o estado.