O Hospital Dia da Holiste Psiquiatria, em Salvador, recebe pessoas com transtornos mentais para um trabalho de reabilitação e suporte psicoemocional. Na última semana, a rotina dos pacientes mudou com o projeto "Divirta-se", que recebeu a fotógrafa Manuela Azevedo para retratar os integrantes. A atividade repercutiu significativamente na autoestima dos pacientes, que se produziram para esse momento e criaram expectativas para o resultado final.
“Geralmente, pacientes psiquiátricos apresentam um comprometimento na autoimagem, o que reflete diretamente na autoestima, eles não possuem uma percepção de si, justificando uma negligência no seu cuidado pessoal e, consequentemente, na sua aparência física. O ato de ser fotografado teve um efeito terapêutico importante, intervindo diretamente na questão da autoimagem, acionando conteúdos relacionados ao autocuidado, beleza, percepção de si e cuidado com o corpo”, explica Livia Brandão, terapeuta ocupacional e coordenadora do Hospital Dia da Holiste Psiquiatria.
Durante a sessão de fotos, os pacientes foram convidados a perceberem o próprio corpo, posando para o retrato e para o olhar do outro. De acordo com a profissional, a partir da ação terapêutica, os “modelos” se sentiram estimulados e confiantes. Apesar de divertido, a iniciativa faz parte de uma rede de cuidados integrados realizados pela equipe multidisciplinar do Hospital Dia da Holiste, que possui um eixo de tratamento específico para abordar a relação do indivíduo com o próprio corpo e como isso afeta a saúde mental.
Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/