Oficinas Kinoforum realiza oficina de cinema para alunos da rede pública em Perus

Os curtas serão exibidos em festival

ATTI COMUNICAÇÃO
23/04/2025 17h02 - Atualizado há 5 horas
Oficinas Kinoforum realiza oficina de cinema para alunos da rede pública em Perus
kinoforum

A Oficinas Kinoforum realiza, em parceria com a EMEF Philo Gonçalves dos Santos, localizada no bairro de Perus, em São Paulo, uma oficina de cinema infanto-juvenil, com o tema “Todas as Vozes”. Uma experiência transformadora na linguagem e produção audiovisual para alunos da rede pública de educação.

Durante cinco encontros, que acontecem nos dias 14, 16, 23, 24 e 25 de abril, das turmas da escola, formadas por crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, participam de atividades teóricas e práticas, explorando desde a história do cinema até a realização de 4 curtas-metragens de 2 a 5 minutos.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual e estimular a criatividade e o senso crítico, os oficineiros exercem os conhecimentos adquiridos desde o desenvolvimento criativo do curta até sua captação, com gravações realizadas na escola e, por fim, editando o material juntamente com os instrutores responsáveis.  Os equipamentos são acessíveis, o mais próximo da realidade desses jovens, como celulares de sistema android com câmera e internet, luzes ring-light e aplicativos gratuitos.

A oficina conta com uma equipe selecionada em colaboração com o corpo docente da escola, em parceria com a equipe da Kinoforum, escolhida a dedo para esta oficina, que conta com o coordenador pedagógico Christian Saghaard, a produtora de base Emilly Lima e o produtor de set Samuel Melo, além de instrutores e psicóloga do projeto, todos responsáveis por ensinar os mecanismos do cinema aos alunos e oferecer os apoios necessário a eles.

As atividades são realizadas com quatro grupos distintos, formados a partir de projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola, compostos por crianças de diferentes turmas e idades e com quatro temas principais. Entre eles, o manejo de uma horta, tratando de questões como economia sustentável e combate à fome, a importância e as características do local/bairro onde fica a escola e educação financeira. 

Ao final da oficina, os alunos terão produzido quatro curtas-metragens autorais, que serão exibidos no dia 10 de maio, no Centro Cultural São Paulo, durante a Semana de Leitura da escola. As obras também serão exibidas no 36º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, promovido pela Kinoforum, que acontece de 21 a 31 de agosto deste ano. Ambas as sessões terão entrada gratuita.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]


FONTE: atti comunicacao
Notícias Relacionadas »