Governo do Amazonas entrega ambulância para o Cepcolu

A unidade, recém-inaugurada, é referência para tratamento de lesões precursoras do câncer de colo de útero

14/04/2025 20h23 - Atualizado há 1 dia
Governo do Amazonas entrega ambulância para o Cepcolu
Foto: Dreyceane Soares/FCecon

 

O Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (14/04), uma ambulância para o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que faz parte da estrutura da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon).

Unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Cepcolu é referência para a conização, uma pequena cirurgia para a retirada de lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a ambulância é um equipamento importante para as pacientes e para o funcionamento pleno da unidade, assegurando suporte de qualidade em caso de emergência.

O veículo é equipado com maca, cilindro de oxigênio e assento para acompanhante e equipe médica.

“O Cepcolu é um hospital-dia, com procedimentos de pequeno porte. Porém, por questão de segurança, temos agora uma ambulância à disposição nos casos de qualquer intercorrência, quando necessário”, explicou a secretária executiva da Assistência da SES-AM, Liege Menezes, que representou a secretaria no ato de entrega.

Foto: Dreyceane Soares/FCecon

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou os avanços na estrutura oferecida no Cepcolu, centro inovador na região Norte. “Este é mais um passo para a segurança e qualidade no atendimento oferecido às mulheres, para que possamos avançar e mudar o cenário do câncer de colo uterino no nosso Estado”, disse.

Emenda parlamentar

O veículo, no valor de R$ 280 mil, foi adquirido com recursos estaduais via emenda parlamentar do deputado estadual Péricles do Nascimento, que acompanhou a entrega.

Foto: Dreyceane Soares/FCecon

Atendimento

De 11 de março a 14 de abril, o Cepcolu realizou 579 consultas e 85 cirurgias.

A médica ginecologista e responsável pelo Cepcolu, Mônica Bandeira, destaca que o centro é exclusivo para realizar a prevenção terciária, através das conizações, de responsabilidade do Estado.

O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A estrutura conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para cursos e treinamentos.


Notícias Relacionadas »