UPL lança Pacto do Agro Sustentável para elevar a transparência sobre a sustentabilidade do setor agropecuária na COP 30

VIVIANE PASSERINI
10/04/2025 09h46 - Atualizado há 20 horas
UPL lança Pacto do Agro Sustentável para elevar a transparência sobre a sustentabilidade do setor agropecuária na COP 30
Crédito: Caio Luccas
  • Empresa apoiará amplo programa de compliance socioambiental sobre aproximadamente 1.000 propriedades ligadas a cinco cooperativas agropecuárias
  • Iniciativa faz parte das ações da companhia para conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que acontecerá na Amazônia
A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, lançou o Pacto do Agro Sustentável (PAS). O projeto consiste na definição de uma comunicação estratégica para a agricultura sustentável nas cooperativas nacionais, incluindo diagnóstico, inventário de emissões de carbono e elaboração de um relatório de sustentabilidade simplificado, com o objetivo de elevar o compliance socioambiental para aproximadamente 1.000 propriedades rurais de, por enquanto, cinco cooperativas que já são parceiras da iniciativa.
O PAS é uma das ações que a multinacional de origem indiana realizará em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá durante novembro em Belém (PA), cidade que faz parte do bioma amazônico. Até o momento, o pacto envolve as cooperativas: Comigo (sediada em Rio Verde, GO), Copasul (Naviraí, MS), Coplacana (Piracicaba, SP), Holambra (Paranapanema, SP) e Integrada (Londrina, PR). Parte dos resultados estará disponível em menos de oito meses, antes do início do evento global.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, explica: "A UPL tem se dedicado a mostrar ao mundo a resiliência e a importância do produtor rural, bem como a relevância da sustentabilidade do agro, para que alcancemos a segurança alimentar. Nesse sentido, nosso projeto busca reunir, em mutirão, fatos e dados sobre o que tem sido feito no Brasil para contribuir com o debate sobre mudanças climáticas. Afinal, estudos mostram que muito além de sermos um grande país exportador, temos um uso consciente da terra e grande adesão aos bioinsumos, por exemplo".
O Pacto do Agro Sustentável surge como uma resposta proativa aos desafios de percepção sociocultural sobre o setor agropecuário, visando fortalecer sua imagem junto à população. Nesse sentido, a UPL – com apoio de consultorias especializadas – apoiará as cooperativas na mensuração da pegada de carbono em lavouras de soja, na geração de relatórios de sustentabilidade automatizados para as fazendas e promoverá a integração e a difusão de uma comunicação estratégica sobre sustentabilidade ambiental no segmento.
Rogério Melo, consultor sênior para carbono e Food Value Chain da UPL Brasil, destaca: "Teremos reuniões mensais com as cooperativas apoiadora PAS, para que possamos compartilhar ideias e transformar a forma como abordamos a sustentabilidade no agronegócio. Faremos esse diálogo com a sociedade de forma inovadora e transparente, por meio de redes sociais, da imprensa, de relatórios periódicos e de eventos. Para isso, será necessário um criterioso diagnóstico socioambiental das propriedades."
Além disso, a compilação de dados gerará benefícios aos cooperados, otimizando processos, reduzindo custos e elevando o desempenho socioeconômico. A consolidação de fatos e dados sobre a sustentabilidade facilitará o acesso a crédito mais barato e garantirá maior desempenho ambiental. Essa transição tornará a produção mais resiliente aos riscos climáticos, promovendo uma agricultura mais eficiente e integrada.
O lançamento do programa aconteceu durante o Planeta Campo Talks, evento promovido pelo Canal Rural em 19 de março, no teatro da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Zona Sul de São Paulo. No evento, o debate girou em torno de qual será o posicionamento do agronegócio durante a COP 30. Entre os painelistas, assim como Rogério Castro, esteve a embaixadora Liliam Chagas, negociadora-chefe para a conferência e diretora do Departamento de Clima do Ministério das Relações Exteriores (MRE), além do publicitário José Luiz Tejon Megido e do ex-ministro da Agricultura e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Roberto Rodrigues – que parabenizaram a UPL pelo novo programa.
Em sua participação, Rogério Castro salientou que a amostra de dados gerada pela iniciativa da UPL com as mil propriedades rurais ligadas a cooperativas de quatro estados permitirá ao setor mostrar o quanto os produtores são importantes exemplos, para o mundo, da sustentabilidade ambiental da agricultura brasileira. "Esse é um passo importante na meta global da UPL, uma marca que está presente em 130 países, que é reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos. Temos orgulho em sermos pioneiros nessa jornada, especialmente com as cooperativas, que realizam um trabalho tão fundamentam para o setor. Não à toa, 2025 foi proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como o 'Ano Internacional das Cooperativas'."
O Pacto do Agro Sustentável nasceu por meio de discussões realizadas entre a UPL e os participantes do CooperUP, programa da empresa que tem o objetivo de levar inovação a cooperativas a partir de três frentes estratégicas: capacitação, presença no campo e projetos inovadores – como o que acaba de ser lançado. Daniel Ferreira, diretor de Acesso ao Mercado da UPL Brasil explica que "a nova iniciativa reforça o nosso compromisso com essa rede estratégica. Com isso, aprimoramos a qualidade dos serviços oferecidos pela UPL e apoiamos o crescimento sustentável de nossos parceiros. Dessa forma, estamos efetivamente construindo uma cadeia produtiva pautada nas melhores práticas ambientais, o que se traduz em mais rentabilidade para os agricultores cooperados e, sobretudo, em benefícios diretos para o consumidor final – tanto no Brasil quanto no exterior".
Sobre a UPL             
A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE RIGHETTI PASSERINI
[email protected]


Notícias Relacionadas »