O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou, nesta quarta-feira (15/01), os números que atestam a redução nas ocorrências de crimes de roubo de veículos em 2024. Os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) mostram que, entre janeiro e dezembro, houve uma redução de 28% no roubo de veículos, em comparação ao mesmo período de 2023. As investigações foram coordenadas pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PCAM).
O secretário executivo adjunto de Inteligência (SEAI), Divanilson Cavalcanti, destacou que esse resultado coloca o Amazonas como referência no Brasil. O índice alcançado é o melhor do país, um avanço significativo para a segurança pública do estado.
“Quero destacar o investimento em tecnologia realizado pelo Estado, que é uma premissa da Secretaria de Segurança e da Secretaria de Inteligência. Trabalhamos de forma integrada e tecnológica para alcançar esses resultados. Também é importante ressaltar o papel do Paredão, que é fundamental na recuperação dos veículos e na prisão de envolvidos.”
Foto: Arthur Castro/ Secom
O resultado é reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas junto às ações de repressão à criminalidade por meio do programa Amazonas Mais Seguro, desenvolvido pela SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A Polícia Civil do Amazonas apresentou o balanço das ações realizadas em 2024. Durante o ano, foram recuperados 246 veículos, o que corresponde a uma média de 20 veículos por mês. De acordo com o delegado geral da PC-AM, Bruno Fraga, o resultado reflete no empenho das equipes da unidade especializada na elucidação de crimes relacionados a roubos e furtos de veículos.
“Só em 2024, realizamos 12 operações nos interiores, o que aumentou significativamente a recuperação desses veículos. Identificamos, através do trabalho de inteligência, que muitos veículos roubados em Manaus estavam sendo levados para o interior, onde os criminosos acreditavam que a polícia não chegaria por conta da logística complicada e das grandes distâncias”, disse o delegado geral.
Foto: Arthur Castro/ Secom
Conforme o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, além da recuperação dos veículos, a unidade policial efetuou 110 prisões ao longo do ano, sendo 86 em cumprimento a mandados de prisão e 24 em flagrante delito. Apenas em dezembro de 2024, foram recuperadas sete motocicletas e dois carros.
O delegado também alertou sobre o risco de comprar veículos pelas redes sociais, ressaltando que, na maioria das vezes, esses veículos são roubados ou furtados.
“Grande parte dos veículos encontrados no interior pertence a pessoas que os compraram pelas redes sociais. Quero alertar para que evitem esse tipo de compra ou, pelo menos, tenham cautela. Muitos desses veículos têm placas adulteradas, e os compradores podem responder por crimes e perder o dinheiro investido”, destacou o delegado.
Foto: Arthur Castro/ Secom
Devolução de motocicletas
Durante o balanço das ações, foram devolvidas 14 motocicletas aos proprietários. Os veículos foram recuperados em uma operação realizada pela DERFV no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
Tiago Brasil, de 46 anos, contou que já tinha perdido as esperanças de recuperar o veículo. “Já tinha quase seis anos desde que ela foi roubada. Fiz o boletim de ocorrência, mas acabei levando a vida e esquecendo. Quando vi minha moto de novo, não acreditei, achei que, se fosse encontrada, estaria desmontada. Mas a polícia recuperou. Agora, vou colocá-la para rodar novamente e trabalhar com ela”, contou Tiago, emocionado.
A operação teve como foco investigar veículos com sinais de adulteração, como motores, chassis e placas trocados ou clonados, que estavam sendo revendidos ilegalmente na região.
Investimentos
O bom desempenho decorre dos investimentos do Governo do Amazonas, como a aquisição do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o “Paredão”, que é uma ferramenta excepcional para elucidação desse tipo de crime em tempo recorde.
Desde 2019, o governador Wilson Lima já investiu na Segurança Pública de todo o Amazonas o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil.