Com os votos favoráveis de 35 dos 41 vereadores eleitos, David Reis (Avante) foi escolhido o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o próximo biênio – 2025 a 2026. O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) recebeu apenas cinco votos.
Filho do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, David retorna ao cargo com a votação de hoje. Ele já foi presidente da CMM entre 2023 e 2024, mas não conseguiu se reeleger. Na ocasião, ele perdeu a presidência para Caio André (União Brasil), que não conseguiu sair vencedor das eleições deste ano.
Partido do prefeito David Almeida, o Avante é o que possui o maior número de cadeiras na Câmara. São sete ao todo. O partido do governador Wilson Lima, o União Brasil, tem seis cadeiras. Mesmo com a maioria, o atual prefeito terá menos vereadores aliados tendo como base a coligação que garantiu sua reeleição, ano passado.
O outro candidato à presidência da CMM, Rodrigo Guedes recebeu cinco votos. Votaram nele os vereadores Rodrigo de Sá, José Ricardo, Sargento Salazar, Capitão Carpê e o próprio Rodrigo de Sá.
Entre os vereadores, o único a não votar foi Coronel Rosses, irmão do deputado estadual Delegado Péricles, que votou em branco na eleição para a presidência.