Recorde: 13 milhões de brasileiros se rendem às corridas 

Em Pernambuco, o hábito ganhou ruas e, agora, chega à arena de futebol

JADEMILSON SILVA
30/10/2024 14h23 - Atualizado há 2 meses
Recorde: 13 milhões de brasileiros se rendem às corridas 
Divulgação
Depois da pandemia da Covid-19, a sociedade (finalmente) entendeu que não existe imortalidade e que precisamos nos cuidar hoje, pois a existência do amanhã é de gigante fragilidade quando não se cuida da qualidade de vida. Nessa nova leitura sobre nossas prioridades, eis que surgiu o fenômeno das corridas. O Brasil tem hoje 13 milhões de corredores, segundo a TicketSports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos no país. E o interesse só cresce.

O pernambucano Thiago Sabino, de 43 anos, é servidor público e, até 2021, totalmente sedentário. Acima do peso, sem qualquer prática esportiva em sua rotina e zero motivação. “Comecei a dar umas voltas pelo parque perto da minha casa, mas, tudo mudou quando conheci uma nova paixão, a corrida. De lá pra cá, são 23 quilos a menos, um grande ganho de disposição, vários  recordes pessoais e 42 Km em maratona pra contar história”. Sabino, como tantos outros que aderiram à prática, só sai ganhando.  A corrida é uma das atividades físicas mais recomendadas para quem busca melhorar a qualidade de vida, com diversos benefícios à saúde física e mental, como a prevenção de doenças cardiovasculares, o fortalecimento dos ossos e o combate à ansiedade e à depressão. 

Thiago é um dos corredores que vão integrar o pelotão que participa, no dia 10 de novembro, da Cross Urbano CAIXA, na Arena Pernambuco. Será a quarta edição no Grande Recife, depois de passar por Manaus e Teresina neste circuito 2024, que se encerra em Fortaleza, no Ceará. A corrida é de 6Km e explora por completo o estádio que já foi palco da Copa do Mundo FIFA, oferecendo desafios únicos aos atletas.
“Eles passam por túneis, rampas, passarelas, arquibancadas, dão volta olímpica ao redor do gramado, potencializando a prova de forma multidisciplinar. Acho que esse é o maior diferencial do nosso evento, atraindo a curiosidade dos participantes - sejam eles novatos ou experientes na modalidade”, explica o educador físico Deco Nonato, organizador do evento. 

Criado durante a Copa do Mundo de 2014, o Cross Urbano CAIXA transforma estádios pelo Brasil em verdadeiros playgrounds aeróbicos. É um evento esportivo para todas as idades. Os três primeiros classificados em cada faixa etária recebem premiações. Confira como funciona: 16 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, 60 a 64 anos e acima de 65 anos, tendo troféus e medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria - masculino e feminino. 

Entenda os horários das largadas:
7h - 50 a 54 anos, 55 a 59 anos, 60 a 64 anos e acima de 65 anos (masculino e feminino)      
7:15 - 45 a 49 anos, 40 a 44 anos (masculino e feminino)
7h30 - 35 a 39 anos, 30 a 34 anos, 25 a 29 anos e 16 a 24 anos (masculino e feminino)   
8h30 - Cerimônia de Premiação

As inscrições para esse grande desafio estão abertas até 5 de novembro e custam a partir de R$ 59,95. São feitas através do link na bio do perfil do Instagram @crossurbanocaixa ou pelo site www.crossurbanocaixa.esp.br, onde há outras informações para os atletas. A retirada dos kits será feita na loja Centauro do Shopping Recife, no dia 8 de novembro, das 12h30 às 20h30 e, no sábado (09/11), das 10h às 17h. O Cross Urbano CAIXA é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal, além de contar com o apoio de parceiros. Organização e realização: Corpore Sano. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JADEMILSON MANOEL DA SILVA
[email protected]


FONTE: Deco Nonato é o organizador do Cross Urbano Caixa. Thiago Sabino se apaixonou pelas corridas de rua.
Notícias Relacionadas »