São Paulo, Outubro de 2024 — Em 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, data escolhida devido a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil e a chegada do primeiro acervo português, em 1810. A leitura é uma ferramenta poderosa que traz diversos benefícios, como pensamento crítico, criatividade, desenvolvimento da linguagem oral, estímulo da concentração, combate ao estresse e motivação emocional — aspectos fundamentais para quem busca sucesso nos negócios. Embora a rotina empreendedora seja intensa e desafiadora, dedicar tempo à leitura é crucial para o crescimento profissional e pessoal. Por meio dos livros, os profissionais podem não apenas adquirir novos conhecimentos, mas também expandir sua visão de mundo, desenvolver empatia e encontrar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia. Pensando nisso, 8 executivos indicam obras que inspiram, motivam e oferecem perspectivas valiosas para o mundo dos negócios em diferentes setores. Susana Zaman, Co- Fundadora da Maternidade nas Empresas "Simplesmente maravilhosa a leitura de 'Subversiva: A Arte Sutil de Nunca Fazer o Que Esperam de Nós'. De maneira fácil e libertadora, a autora Giséle Szczyglak nos proporciona um panorama sobre por qual motivo ainda nos deparamos com situações difíceis e impasses em nossa vida profissional e pessoal, simplesmente por sermos mulheres. Mas mais do que um livro de contexto, a autora oferece insights práticos para rompermos com padrões e atingirmos nosso máximo potencial. Uma obra que inspira e provoca!” Luciana Cattony, Co-Fundadora da Maternidade nas Empresas "Um dos livros que mais me marcou foi ‘Mulheres e Poder - Um Manifesto’, de Mary Beard. A autora faz uma análise profunda sobre como as mulheres têm sido historicamente excluídas das esferas de poder, desde os tempos antigos até hoje. Beard usa exemplos marcantes da história e da arte para nos fazer refletir sobre as origens da misoginia e a necessidade de redefinir o papel feminino na sociedade atual. É uma leitura que nos leva a questionar e enxergar além". Vanessa Queiroz, Sócia-Fundadora do Estúdio Colletivo “A minha indicação é o livro ‘Inimigas Naturais dos Livros’, da editora Clube do Livro do Design. A obra mostra a luta das mulheres na comunicação, desde o século passado, para não só construir a narrativa, mas para poder publicá-la. Neste caso, elas só conseguiam se passando por um homem ou herdando do marido a editora, a gráfica ou o jornal. É uma história sensacional”. Matheus Tomoto, CEO da Universidade do Intercâmbio "O livro 'Estratégia HBR', de Michael E.Porter, é essencial para empresários brasileiros. Inclusive, dou de presente para muitas pessoas. Além de abordar temas como liderança e estratégia, oferece ferramentas práticas que podem ser aplicadas no mercado brasileiro e discute a capacitação de executivos. Recomendo a todos que desejam ter sucesso nas organizações." Dr. Thiers Soares, médico ginecologista referência internacional em mioma, endometriose e adenomiose “Minha indicação é o livro ‘Gestão e Saúde: Empreendendo e Inovando’, de Armando Reig, que fala a sobre maneiras de inovar e empreender na área da saúde, especialmente em consultórios e clínicas. No livro, o autor aborda temas como mercado e tecnologia, além de sugerir algumas ferramentas úteis para uma gestão mais eficiente”. Ricardo Rocha, CEO da acaso “Recomendo o livro ‘The Cold Start Problem’, do autor Andrew Chen. A leitura é muito válida para aqueles que já estão com uma ideia clara do que querem para o seu negócio, mas precisam de insights importantes para escalar e crescer. A publicação me ajudou a analisar de maneira prática como funcionam os efeitos de rede em cases reais como Uber, Airbnb e Zoom. Vale muito a pena”. Saville Alves, Líder de Negócios da SOLOS “Eu sou uma leitora dos clássicos. Sinto que, ao ler Machado de Assis ou Clarice Lispector, consigo expandir minhas percepções sobre as sutilezas que atravessam todos nós, e isso de alguma forma colabora para o meu trato com as pessoas. O relacionamento com o outro com certeza é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Então, quebrando os paradigmas comuns, indico que lideranças de verdade — que querem fazer negócios revolucionários —, leiam romances banais, pois é no drama da condição humana que se revela a maior possibilidade de superar desafios e encontrar oportunidades. Como em ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ ou em ‘O livro dos Prazeres’’. |