Compras na internet, saiba quais são os seus direitos

31/07/2023 19h40 - Atualizado em 31/07/2023 às 19h40

Seja pela praticidade, pelo conforto ou variedade de opções, as compras pela internet vieram para ficar. Entre os segmentos que mais se destacam estão os de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente no ano de 2022, os brasileiros chegaram à marca de R$ 169 bilhões em compras. Isso representou um crescimento de 5% do e-commerce no país.
 

Pensando em evitar frustações ou prejuízos, o Segundo a Segundo separou uma lista de cuidados necessários na hora de efetuar uma compra em ambiente virtual, com base em informações da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Ainda não existe um balanço sobre 2023, mas a previsão da ABComm é que esse mercado pode atingir os R$ 186 bilhões até o fim deste ano. No momento em que se realiza a compra pela internet é importante saber identificar quais são os seus principais direitos enquanto consumidor.

Um dos principais é o do arrependimento, o Código de Defesa do Consumidor assegura que a contratação pode ser cancelada em até sete dias após o recebimento do produto ou início da prestação do serviço, sem ônus ao contratante. O produto deve ser devolvido e o consumidor restituído dos valores pagos.

“Eu tenho muitas amigas que já caíram em golpes comprando na internet e acabaram ficando sem o dinheiro e sem o produto. Então, quando começou o ‘boom’ das compras on-line, fiquei bem receosa mas acabei me rendendo. Antes de comprar, eu sempre dou uma pesquisada na Internet, em sites de fóruns de clientes, tem bastante feedbacks de outras pessoas, assim consigo ter uma base se o serviço é confiável ou não”, contou a jornalista Lunna Farias.

DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES NAS COMPRAS PELA INTERNET

1.Escolha lojas conhecidas, com boa procedência ou recomendadas por amigos ou conhecidos;
2.Evite usar computadores públicos para efetuar as compras;
3.Desconfie de preços abaixo do mercado;
4.Cheque se o site em que você vai fazer a compra possui sistema de pagamento protegido.


Notícias Relacionadas »