Projeto 'Cidade do Jazz' chega à fase final com dois eventos em Manaus
Mostra de Fanfarras no Parque Rio Negro e Experiência Jazz no Largo São Sebastião são as opções para movimentar a agenda do mês de julho.
AMAZONAS
22/07/2023 18h50 - Atualizado em 23/07/2023 às 00h02
Mostra de Fanfarras no Parque Rio Negro e Experiência Jazz no Largo São Sebastião são as opções para movimentar a agenda do mês de julho. Cidade do Jazz
Anne Ingrid/Fundação Rede Amazônica
O projeto Cidade do Jazz chega à fase final com dois eventos em Manaus. A Mostra de Fanfarras no Parque Rio Negro e a Experiência Jazz no Largo São Sebastião são as opções para movimentar a agenda deste mês de julho.
Segundo a diretora administrativa da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira, a expectativa é que a edição de 2023 alcance um número recorde de público.
"Queremos chegar a um número máximo de pessoas, sempre buscando levar a cultura e a arte não apenas como ferramenta de entretenimento, mas uma opção viável para o desenvolvimento pessoal, de comunidades e grupos de nossa cidade", disse.
Mostra de Fanfarras
O primeiro evento acontece neste domingo (23), no Parque Rio Negro, localizado no bairro de São Raimundo, Zona Oeste de Manaus.
A partir das 17h, sete bandas escolares e fanfarras da cidade, selecionadas pelo projeto em parceria com a Cooperativa dos Instrutores e Regentes de Fanfarras e Bandas do Amazonas (Cirfabam), farão apresentações inéditas.
As performances são resultados de oficinas realizadas pelo projeto com o intuito de estimular os estudantes a novas abordagens na música.
Os músicos Stivisson Menezes e Odirley Mozambite ministraram um circuito nas sete escolas selecionadas. As ações ocorreram entre 7 e 15 de julho e atenderam cerca de 250 estudantes das redes públicas (estadual e municipal) de ensino.
Menezes, que também é presidente da Cirfabam, destacou a expectativa dos alunos para o evento final. "Precisamos de políticas públicas desde o processo de formação inicial, apoiado na grade curricular, até o ensino superior. Com isso, nossos jovens terão propósitos sociais mais fortes, saberão do valor da Arte. A educação musical e artística nos ajuda em nossa liberdade, em não estarmos sujeitos a qualquer imposição midiática ou cultural", disse.
Experiência Jazz
A segunda atividade de encerramento do projeto, prevista para o mês de julho, é uma experiência montada no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus.
A abertura está marcada para este sábado (22). O objetivo da ação é conduzir o público a uma verdadeira viagem ao mundo de origem do Jazz, de forma imersiva.
A exposição homenageia três grandes mulheres do mundo do Jazz: Billie Holiday (1915-1959), Ella Fitzgerald (1917-1996) e Nina Simone (1933-2003).
Além de conhecer a história de vida e carreira de cada uma dessas divas do Jazz, o público poderá se ver em um cenário que remete ao período de ouro do gênero, como se estivesse em um show das três homenageadas.
A ação seguirá até o dia 30 de julho, com horário de funcionamento de 17h às 22h. Não é necessário marcar hora ou se inscrever.
Todos que passarem pelo Largo poderão ter acesso aos dois contêineres que compõem a atividade.
Para encerrar, cada uma das homenageadas da exposição também receberá uma apresentação especial, na voz de divas da música amazonense.
No dia 28, às 19h, quem sobe ao palco é Quézia Neves, interpretando clássicos de Nina Simone, a pianista, cantora e ativista norte-americana que foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Escola de Música de Juilliard, em Nova Iorque.
Sua canção 'Mississippi Goddamn' tornou-se um hino ativista da causa negra.
A segunda noite de show, dia 29, é dedicada a Billie Holiday, que ficou famosa pela música-protesto “Strange Fruit". Ela será interpretada pela cantora amazonense Márcia Siqueira, que também sobe ao palco do projeto às 19h.
“Eu tive contato com a Billie Holiday muito cedo, na minha história. Adquiri uns vinis e vieram dois da Billie Holiday. E foi paixão imediata, porque é uma voz diferente, tem uma sonoridade muito particular. Aquilo me chamou muita atenção. Desde aí eu não parei mais de escutá-la”, contou Márcia Siqueira, que já fez um tributo a Billie em 2003.
O espetáculo musical “A grande noite de Lady Day”, dirigido pelo produtor Rizzo Andrade, foi apresentado no palco do Teatro da Instalação e marcou a carreira da cantora.
“Foi um momento muito marcante pra mim, como cantora, como artista, interpretar e contar a história dessa grande cantora. E estou muito feliz de mais uma vez participar do projeto Cidade do Jazz apresentando alguns clássicos eternizados na voz da grande Billie Holiday", declarou a cantora
No setlist para o palco do Cidade do Jazz, no dia 29, Márcia irá apresentar versões diferentes de músicas como ‘Caminho de Rio’ e ‘O Amor Está no Ar’, que já virou um clipe especial dela na primeira edição do projeto, no ano de 2020, que trouxe a proposta do #MulheresNoJazz, valorizando o papel feminino neste cenário musical.
Ella Fitzgerald será a homenageada que encerra a programação do Cidade do Jazz 2023, no dia 30, às 18h. A artista escolhida para interpretá-la é a cantora Aline Fagan.
Aline, inclusive, chegou a gravar um clipe para a primeira edição do projeto: a música ‘Summertime’, um clássico na voz de Ella.
A canção também faz parte do setlist de Fagan para sua apresentação do domingo (30), mas com um diferencial: Um toque amazônico.
O arranjo da música será um mashup com a composição regional ‘Amazonas Moreno’, do grupo Raízes Caboclas. ‘ What a Difference a Day Made’, ‘Cry Me a River’ e ‘All of Me’ também fazem parte do setlist da cantora.
Acesse democrático e popularização do Jazz
Em sua terceira edição, o projeto vem mais uma vez com a proposta de popularizar o Jazz entre os amazonenses, com ações descentralizadas e acessíveis ao público.
Na primeira edição, em 2020, o “Caminhão do Jazz” percorreu vários bairros, de todas as zonas da cidade, levando apresentações musicais a um público que ainda enfrenta barreiras econômicas e sociais para ter acesso a esse gênero musical.
Fazendo uma retrospectiva da primeira edição até aqui, já foram realizadas: Oficinas de iniciação musical, percussão, apresentações de dança, e na edição de 2023, workshops realizados em parceria com o movimento de bandas e fanfarras escolares de Manaus.
“Queremos que esta edição tenha um recorde de pessoas alcançadas, contribuindo para a popularização desse gênero tão importante para o desenvolvimento cultural e econômico da nossa cidade”, ressaltou Marcya Lira, diretora-administrativa da FRAM.
Apoio
O projeto Cidade do Jazz é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e dos parceiros: Supermercados DB e Apa Móveis.
SERVIÇO
MOSTRA DE FANFARRAS DO CIDADE DO JAZZ
Evento aberto e gratuito
Data: domingo (23)
Local: Parque Rio Negro (São Raimundo)
Horário: 17h
1 -Nome da Fanfarra: Banda Marcial Vicente de Paula
Escola: Escola Municipal Vicente de Paula
Bairro: Japiim
Nome do Instrutor: Erick Oliveira Gusmão
Quantidade de alunos: 40
2 -Nome da Fanfarra: FANFENIX - Fanfarra Fênix
Escola: Escola Estadual Presidente Castelo Branco
Bairro: São Jorge
Nome do Instrutor: Anderson Barros do Nascimento (92)
Quantidade de alunos: 20
3 -Nome da Fanfarra: FANEP - Fanfarra Ernesto Pinho Filho
Escola: Escola Estadual Ernesto Pinho Filho
Bairro: Monte das Oliveiras
Nome do Instrutor: Victor de Souza Ramos
Quantidade de alunos: 34
4 -Nome da Fanfarra: Banda Marcial Júlio César
Escola: Escola Estadual Júlio César de Moraes
Passos Bairro: Cidade Nova
Nome do Instrutor: Andreia Simas Brasil
Quantidade de alunos: 80
Quantos anos de atuação: 11 anos (2012)
5 -Nome da Fanfarra: Banda Musical
Maestro Borges Escola: Escola Estadual
Estelita Tapajós
Bairro: Educandos
Nome do Instrutor: Nonata Mendonça
Quantidade de alunos: 30
Quantos anos de atuação: 53 anos (1970)
6 -Nome da Fanfarra: Banda Marcial CMPM VIII
Escola: Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM
VIII) Bairro: Compensa
Nome do Instrutor: Welem da Silva Lima
Quantidade de alunos: 45
Quantos anos de atuação: 2 anos (2021)
7 -Nome da Fanfarra: Banda Marcial Petrônio
Portella Escola: Escola Estadual Senador Petrônio Portella
Bairro: Dom Pedro
Nome do Instrutor: Wellington Brito da Silva
Quantidade de alunos: 30
Quantos anos de atuação: 41 anos (1982)
EXPERIÊNCIA JAZZ
Evento aberto e gratuito
Visitação: de 22 a 30 de julho
Horários: Segunda a quinta, das 17h às 22h.
Local: Largo de São Sebastião
SHOWS MUSICAIS
Quézia Neves canta Nina Simone
Quando: 28 de julho (sexta-feira)
Horário: 19h
Márcia Siqueira canta Billie Holiday
Quando: 29 de julh (sábado), 19h
Aline Fagan canta Ella Fitzgerald
Quando: 30 de julho (domingo), 18h
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/22/projeto-cidade-do-jazz-chega-a-fase-final-com-dois-eventos-em-manaus.ghtml
FONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/22/projeto-cidade-do-jazz-chega-a-fase-final-com-dois-eventos-em-manaus.ghtml