Com queimadas, hospital no Sul do Amazonas entra em alerta

Moradores da área, que tem histórico de desmatamento neste período do ano, reclamam da fumaça emitida pelas queimadas.

AMAZONAS
08/07/2023 20h35 - Atualizado em 09/07/2023 às 00h02
Moradores da área, que tem histórico de desmatamento neste período do ano, reclamam da fumaça emitida pelas queimadas. Com queimadas, hospital no Sul do Amazonas entra em alerta
O Hospital Regional de Humaitá, no Sul do Amazonas, entrou em alerta após o aumento das queimadas na região. Moradores da área, que tem histórico de desmatamento neste período do ano, reclamam da fumaça emitida pelas queimadas.
A unidade de saúde de Humaitá já se prepara para atender pessoas com complicações respiratórias. A direção do hospital faz um alerta à população.
"As pessoas têm o hábito de fazer as queimadas nesta época do ano. E tempo seco junto com a fumaça e a poeira favorece o aparecimento de doenças respiratórias e o agravamento de quem já tem essas doenças", disse o diretor do Hospital Regional de Humaitá, o enfermeiro Adriano Pinheiro da Costa.
"No ano passado, essa experiência não foi muito boa aqui no hospital. Este ano já estamos sentindo o número de atendimentos de doenças respiratórias aumentar. Fica o alerta para a população, que evite as queimadas, que busque cuidar da saúde", completou o diretor.
Moradora da cidade, Daiane Caroline contou que se sentiu mau, após inalar fumaça e procurou atendimento médico no hospital público. "As pessoas precisam se conscientizar mais, porque ataca muito, principalmente as crianças e os idosos", disse a dona de casa.
Humaitá é um das cidades que faz parte do chamado "Arco do desmatamento no sul do estado". Os municípios situados nesse perímetro - Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré - lideram os índices de desmatamentos no Amazonas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente de janeiro a junho de 2023, o Amazonas registrou 390 focos de calor. O dado representa um aumento de quase 6%, na comparação com o mesmo período no ano passado, quando foram registrados 368 focos de calor.
Combate a incêndios
Para tentar amenizar o problema, as ações de combate as queimadas estão sendo intensificadas nessa parte do estado.
Nesta semana, o Ministério da Justiça autorizou o envio de 60 militares da Força Nacional, para a região.
Os agentes vão atuar nas cidades do sul do estado de forma integrada às tropas estaduais que fazem parte da Operação Tamoiotatá, no combate às queimadas.
Eles também irão participar da primeira fase da Operação Aceiro, que vai contar com 74 bombeiros militares e 10 viaturas divididas em equipes de combatentes com destino aos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/08/com-queimadas-hospital-no-sul-do-amazonas-entra-em-alerta.ghtml
FONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/08/com-queimadas-hospital-no-sul-do-amazonas-entra-em-alerta.ghtml
Notícias Relacionadas »