Operação do Ipem-AM apreende fios e cabos elétricos irregulares em Manaus e Região Metropolitana
Operação identifica riscos de incêndio e choque elétrico em produtos sem registro e selo Inmetro
17/06/2023 23h37 - Atualizado em 19/06/2023 às 08h33
Fios elétricos irregulares apreendidos em operação do Ipem-AM em Manaus.(FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM)
Equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizaram uma operação de fiscalização em Manaus e Região Metropolitana, verificando 1.468 produtos em 22 estabelecimentos de fios, cabos e cordões elétricos. Dos produtos analisados, 56 foram reprovados devido a riscos de segurança, incluindo possibilidade de incêndios. A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância em Mercado (PNVM) coordenado pelo Inmetro.
Os produtos irregulares foram retirados de circulação e os estabelecimentos foram notificados, tendo um prazo de dez dias para apresentar defesa ao Ipem-AM. O diretor-presidente do órgão destacou que as fiscalizações serão intensificadas e que reincidências podem resultar em multas de até R$ 1,5 milhão.
Em relação aos ensaios laboratoriais, nove marcas foram testadas, sendo que sete foram aprovadas e duas reprovadas. A marca Tekfio apresentou resistência acima do permitido, enquanto a marca ATN continha materiais inseguros em sua composição. Quatro marcas produzidas no Amazonas foram aprovadas.
No ano anterior, o Ipem-AM fiscalizou 11 estabelecimentos, resultando em uma notificação e na apreensão de 93 produtos irregulares. O PNVM é realizado em diversas áreas, tendo como foco atual os fios, cabos e cordões elétricos.
Os consumidores que suspeitarem de possíveis irregularidades podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou por meio do site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/. Além disso, podem buscar informações nas redes sociais do órgão: Instagram (@ipem.amoficial), Facebook (Ipem Amazonas) e Twitter (@ipemamoficial).