EJA vai alcançar 400 idosos por meio de projeto da Prefeitura de Manaus

O projeto “Valorização da Pessoa Idosa” busca fomentar ações socioeducativas aos idosos e também incluí-los na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

31/05/2023 16h43 - Atualizado em 31/05/2023 às 16h43

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde dessa terça-feira (30) o lançamento do projeto “Valorização da Pessoa Idosa”. O projeto é coordenado pelo Centro Municipal de Escolarização do Adulto e Pessoa Idosa (Cemeapi). A abertura foi no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora Graças, zona Centro-Sul.

 

Esse projeto tem o intuito de ampliar as atividades realizadas pela Semed na Semana da Pessoa Idosa, em setembro, bem como fomentar ações socioeducativas aos idosos do Cemeapi e também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento contou com participação do escritor e poeta Celdo Braga, de representantes do Conselho Municipal do Idoso, de instituições parceiras do Cemeapi, além do diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Anézio Mar, que na oportunidade, representou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida.

De acordo com o diretor Anézio Mar, essa valorização faz parte de um olhar diferenciado e humano da atual gestão. Segundo ele, o trabalho direcionado para esse público vai melhorar ainda mais.

“Hoje é o lançamento e a gente vai avançar cada vez mais pra que ações valorizando os nossos alunos e as pessoas idosas oferecendo atividades para que eles possam desenvolver ainda mais as habilidades e melhorar a qualidade de vida”, disse.
 

Funcionamento do projeto

 

A iniciativa será realizada até outubro com atividades específicas, envolvendo encontros socioeducativos com discussões de temas variados, socialização pedagógica, momento de bem-estar, reflexão, orientações sociais, atividades educativas e culturais, como explicou a coordenadora do Cemeapi, Joseane Silva.

“O Cemeapi desenvolve várias atividades durante o ano com os estudantes, que estão para aprender a ler e escrever, porém nós estamos envolvidos também numa questão social. Por isso, nós realizamos também ações inclusivas como a que foi lançada hoje”, completou.

Participam do projeto cerca de 400 idosos atendidos pelo Cemeapi em diversas instituições parceiras, além de alunos da EJA. Suely Silva, de 79 anos, estuda no 2º ano da primeira fase da EJA está ansiosa pelo início das atividades.

“Já estou ansiosa por mais ações, porque a de hoje já está sendo ótima. Falaram que vai ter até passeio, espero mesmo e, com certeza, vou em tudo”, reforçou.


Notícias Relacionadas »