O edital, bem como outras informações, pode ser acessado no site do IBGE.
A avaliação será realizada on-line no portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Não há cobrança de taxa de inscrição. O programa de estágio conta com vagas nas modalidades presencial, home office ou híbrida.
Para jornadas semanais de 20 horas, a instituição oferece bolsa-auxílio de R$ 787,98; para 30 horas semanais, R$ 1.125,69. O candidato ainda tem direito a auxílio-transporte a depender da modalidade de estágio.
A prova é composta por 20 questões objetivas. Os temas variam entre atualidades, conhecimentos gerais, geografia, língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico. O candidato terá dois minutos para responder a cada pergunta. Caso estoure o tempo, o sistema gravará a resposta em branco. Os candidatos aprovados e com perfil técnico definido pelo gestor da vaga no IBGE serão chamados para uma entrevista.
Os cursos
Ao todo, 24 cursos são contemplados. São eles: administração, arquitetura, arquivologia, audiovisual e cinema, biblioteconomia, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, economia, engenharia cartográfica, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia elétrica, estatística, geografia, geologia, história, jornalismo, letras, psicologia, publicidade e propaganda, secretariado e tecnologia da informação.
Os estudantes devem estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior e cursar, pelo menos, o terceiro semestre do curso. Aqueles cuja conclusão esteja prevista para os próximos seis meses não poderão participar. Dez por cento das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência e 30% para candidatos pretos e pardos.
As vagas estão distribuídas por todo o país. Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro encabeçam a lista com o maior número de oportunidades. Confira abaixo: