08/05/2023 às 12h42min - Atualizada em 08/05/2023 às 12h42min

Comércio de Manaus deve arrecadar mais de R$ 154 milhões no Dia das Mães

Pesquisa aponta para crescimento de 3% nas vendas para o Dia das Mães, em comparação ao mesmo período de 2022

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio varejista em todo o mundo. Neste ano, a data pode gerar uma arrecadação de mais de R$ 154,5 milhões na receita bruta, com ticket médio de compras de R$ 165.

 

A informação consta em pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), que aponta para uma expectativa de crescimento de 3% nas vendas do comércio para o Dia das Mães, em comparação ao mesmo período de 2022.

Segundo a pesquisa, 93% dos entrevistados pretendem presentear nesta data comemorativa. A maioria dos entrevistados (39,1%) pretende presentear duas pessoas, enquanto 34,6% pretendem presentear uma pessoa, 19,5% pretendem presentear três pessoas, 4,5% pretendem presentear quatro pessoas e 2,3% pretendem presentear cinco ou mais pessoas.

O que pretendem presentear

Os artigos de perfumes e cosméticos lideram a lista de intenção de compras para o Dia das Mães, com 34,6%, seguidos por calçados (32,3%), vestuário (30,8%), bolsa e acessórios (21,8%), almoço ou jantar (15,8%), cama, mesa e banho (13,5%), joias/relógios (8,3%), eletrodomésticos (7,5%), flores (4,5%), eletrônicos (3,8%) e viagens e smartphones (3%).

O que as mães gostariam ganhar

Por outro lado, a pesquisa também identificou os itens que as mães gostariam de ganhar. Perfumes e cosméticos lideram a lista, com (31,7%); seguidos por calçados (30,8%); vestuários (24%); bolsas e acessórios (23,1%); viagens/passeios (22,1%); celular (21,2%); joias/relógios (20,2%); almoço/jantar (17,3%); eletrodomésticos (10,6%); flores (8,7%) e artigos esportivos (3,8%).

Quem será presenteada

Além disso, a pesquisa revelou que 89,5% dos entrevistados pretendem presentear suas mães neste dia especial, seguidos por (22,6%) que presentearão a irmã; (17,3%) a sogra; (15,8%) a esposa; (11,3%) a amiga; (11,3%) a avó; (9%) a tia; (6%) a filha; (4,5%) a cunhada; (3%) a nora. Enquanto a namorada, a madrasta, e a madrinha ficaram com (1,5%) cada; (0,8%) vão presentear a mãe do seu filho e (0,8%) que ainda não decidiram.

Pretensão de gasto

Sobre o valor a ser gasto, a maioria (39%) planeja investir entre R$ 101,00 e R$ 200,00; enquanto outros (34%) preferem gastar entre R$ 51,00 e R$ 100,00 reais; (17%) até R$ 50,00 reais e (10%) de R$ 201,00 a R$ 500,00 reais.

Fatores que influenciam o local compra

Os fatores que mais influenciam na escolha do presente são: valor do frete, facilidade de pagamento, atendimento, preço, promoções e descontos (todos com 44%).

Forma de pagamento

Em relação à forma de pagamento, o parcelamento no cartão de crédito (44%) é o mais escolhido, seguido pelo pagamento em dinheiro (32%) e pelo pix (29%). Os pagamentos no cartão de débito, parcelado no cartão da loja e à vista ou no cartão de crédito ficaram todos com 20%.

Local de compra

Na hora de escolher onde comprar, os shoppings centers (44%) são os principais destinos, seguidos pelo comércio do centro (25%); mas tem aqueles que ainda não sabem onde vão comprar com (12%); a internet lojas virtuais ficou com (9%); o comércio do bairro (8%) e hiper/supermercado (2%).

A pesquisa foi realizada com mais de 1.876 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos, via Google Formulários e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 10 a 20 de abril.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.