04/05/2023 às 14h38min - Atualizada em 08/05/2023 às 00h00min

Alterações na pressão intraocular e distúrbios do sono são fatores de riscos para o glaucoma

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
A Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG) apontou que cerca de 2,5 milhões de brasileiros com mais de 40 anos podem ter glaucoma, uma doença silenciosa que não dói e causa cegueira irreversível. De acordo com projeção da Associação Internacional de Prevenção da Cegueira, os dados são ainda mais alarmantes, pois em 2040, o número de pessoas com glaucoma pode chegar a 112 milhões no mundo.

Segundo o oftalmologista Fernando Eiji Naves, do hospital Santa Casa de Mauá, a maioria dessas pessoas não sabe que possui a doença, a qual pode ser diagnosticada por meio dos exames de rotina. 

O glaucoma é uma alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e perda de campo visual, causada pelo aumento da Pressão Intraocular (PIO) ou por uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico. “Uma forma de prevenir a doença é manter essa pressão sob controle, já que ela é regulada a partir do líquido humor aquoso, que também nutre a córnea e o cristalino”, explica Naves.

Além da alteração na pressão intraocular, outros fatores de risco estão ligados à predisposição genética, idade acima dos 40 anos; doenças como miopia, diabetes e hipertensão; o uso de corticoides aplicados nos olhos e alguns traumas. Recentemente, os distúrbios do sono também foram apontados como possíveis causas do glaucoma, segundo pesquisas divulgadas pelo British Medical Journal.

O diagnóstico e tratamento precoce podem interromper o desenvolvimento da doença, mas não recupera o que foi perdido. A proposta é reduzir a pressão intraocular por meio do uso de colírios, realizar procedimentos com laser e, em alguns casos, a cirurgia pode ser indicada. 

“A prevenção pode ser feita com visitas de rotina ao oftalmologista e, se o paciente possui as predisposições, deve ficar atenta, já que a doença quando diagnosticada e tratada precocemente costuma ser bem controlada, preservando a visão”, completa o oftalmologista Fernando Eiji Naves. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.

https://santacasamaua.org.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.