A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem novo superintendente. Nesta terça-feira (25), o ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) assumiu a autarquia que, de janeiro até a data de hoje, estava sob a gestão interina do economista Marcelo Pereira.
A nomeação de Saraiva, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, foi publicada na edição desta terça-feira (25) no Diário Oficial da União.
A confirmação do nome de Saraiva ao cargo veio nos primeiros dias de abril e desde então a transição vinha sendo feita na autarquia. Marcelo Pereira, antecessor de Bosco, assumiu a vaga do general Algacir Polsin, que assumiu em junho de 2020 por nomeação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O nome do ex-deputado entrou em pauta ao ser mencionado por deputados federais e estaduais, e repercutiu bem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um dos pontos positivos da nomeação de Saraiva seria o conhecimento da realidade da região.
A indicação havia sido confirmada por Saraiva após reunião com o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o diretor-executivo do Ministério, Marcio Rosa, em Brasília, em 6 de abril.
“Ele me convidou para assumir a Suframa. Aceitei e iniciamos uma reunião de trabalho imediatamente. Nomeação deverá se dar semana que vem”, disse.
As discussões do GT da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, em Brasília, ocorridos em março, foram dominadas por parlamentares sudestinos, sendo a única voz amazonense a do ex-superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira, que teve seu nome aventado para o cargo no governo Lula.
Na época, Nogueira publicou em suas redes sociais: “SUFRAMA? Não fui consultado, nem estou considerando. Pretendo participar ativamente do debate sobre o futuro do PIM”.