Sob a expectativa da adoção de um novo modelo econômico que se adéque à nova proposta tributária do país, a Zona Franca de Manaus, recebe, nesta sexta-feira (13), a visita de parlamentares e membros do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados.
A visita ocorre dois dias após o coordenador do GT, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmar no seminário CB Talks do Correio Braziliense, que a comissão que avalia exceções para o desenvolvimento da reforma nacional e que já possui uma “ideia” de proposta para o polo industrial, considerada um dos pontos mais sensíveis para a definição do novo modelo de tributação a ser adotado no país.
Na ocasião, Lopes também apontou que as empresas já instaladas na Zona Franca de Manaus não serão afetadas com as mudanças, sendo preservadas pelo atual modelo até o prazo previsto pela Constituição Federal, que será finalizado em 2073.
“É preciso respeitar a Constituição e a decisão tomada pelo Congresso (em prorrogar o modelo) para as empresas que já estão lá. Mas as novas empresas que se integrarem ao modelo deverão seguir uma outra realidade, que ainda não está fechada”, explicou.
Programação
A fábrica da Moto Honda, instalada desde o início da Zona Franca de Manaus, na década de 1970, foi escolhida para representar o polo industrial nortista ao grupo, que fará uma visita técnica das 8h às 9h30 no local.
A sede da montadora em Manaus conta com cerca de 7 mil colaboradores e também é a maior da empresa dedicada exclusivamente à fabricação de motos no planeta.
O segundo compromisso do grupo será às 10h, em um seminário estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com representantes da Casa Civil do Estado do Amazonas, da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM), da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan-AM), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), além de parlamentares estaduais e municipais do Estado do Amazonas.
Às 12h30, o grupo dará uma pausa para o almoço e retorna às 15h, para uma agenda na Sede do Governo do Estado do Amazonas, onde ocorrerá um seminário com os governadores do Norte, seguido de uma coletiva de imprensa e coquetel de encerramento.